Sustentabilidade

Cartões Visa caducados transformam-se em mobiliário urbano

A Visa juntou-se ao Merece para promover a reciclagem de cartões bancários
Texto
Cartão de crédito (foto: Drazen Zigic/Freepik)
Cartão de crédito (foto: Drazen Zigic/Freepik)

O teu cartão bancário ficou fora de prazo e perdeu utilidade? Não o deites fora. A Visa quer dar uma segunda vida aos cartões bancários e promover a reciclagem e economia circular.

Uma das mais importantes empresas de tecnologias de pagamentos digitais, a Visa anunciou recentemente uma parceria com o Merece, um movimento empresarial, promovido pela Contisystems, para promover a reciclagem de cartões eletrónicos.

A ideia é promover a consciência e comportamentos sustentáveis com a transformação dos cartões bancários em equipamentos e mobiliário urbano, como caixotes do lixo, bancos de jardim ou até bases para carris de comboios.

cartão visa
Cartão Visa - imagem ilustrativa (foto: divulgação)

O Merece nasceu da vontade da Contisystems, uma empresa portuguesa que se dedica à personalização de cartões bancários, de minimizar o impacto ambiental da atividade.

Para concretizar a reciclagem a Merece procede à recolha dos cartões não utilizados, capturando os mesmos em máquinas automáticas (aplicável apenas a cartões emitidos por membros Merece) ou promovendo o envio de envelopes RSF nas renovações e através de caixas de recolha.

Depois, os cartões são enviados para reciclagem e transformados em mobiliário urbano. Adicionalmente, o Merece compensa a pegada de carbono, plantando 1 árvore para cada kg de cartões recolhido. Até agora, em pouco mais de um ano de atividade, o Merece recolheu mais de 3.000 Kg de resíduos e plantou mais de 3.000 árvores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras