Sustentabilidade

Reciclagem de embalagens de plástico cresce em Portugal

Sociedade gestora de resíduos Electrão frisa, contudo, que o país deve criar mais infraestruturas para reciclagem
Texto
Embalagens para reciclagem
Embalagens para reciclagem

Uma média de 9,2 Kg de embalagens de plástico é quanto cada português reciclou em 2022, valor que representa um aumento de 3% face ao registado em 2021, segundo dados do sistema nacional de reciclagem.

Considerando todos os materiais – papel e cartão; plástico; alumínio; aço; vidro; embalagens de cartão para alimentos líquidos; madeira – a reciclagem em Portugal em 2022 aumentou mais de 5% face ao ano anterior.

Do total de 497 mil toneladas de embalagens recicladas no nosso país, mais de 55 mil foram encaminhadas pelo Electrão, empresa gestora de resíduos de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados.

Plástico - AWAY
Embalagens de plástico (Foto: M. Ehlers/ Pexels)

Apesar dos bons resultados obtidos em 2022, que indicam que os portugueses estão a reciclar mais embalagens de plástico, o Electrão sublinha, em comunicado, que ainda há um longo caminho a percorrer face às exigentes metas que o país tem que continuar a cumprir.

Para a entidade gestora, o país deve apostar ainda mais na reciclagem, mas também dotar-se das infraestruturas necessárias para acomodar as suas ineficiências, garantindo a valorização material e energética e salvaguardando a possibilidade de eliminação de resíduos de forma segura.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias