Uma média de 9,2 Kg de embalagens de plástico é quanto cada português reciclou em 2022, valor que representa um aumento de 3% face ao registado em 2021, segundo dados do sistema nacional de reciclagem.
Considerando todos os materiais – papel e cartão; plástico; alumínio; aço; vidro; embalagens de cartão para alimentos líquidos; madeira – a reciclagem em Portugal em 2022 aumentou mais de 5% face ao ano anterior.
Do total de 497 mil toneladas de embalagens recicladas no nosso país, mais de 55 mil foram encaminhadas pelo Electrão, empresa gestora de resíduos de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados.
Apesar dos bons resultados obtidos em 2022, que indicam que os portugueses estão a reciclar mais embalagens de plástico, o Electrão sublinha, em comunicado, que ainda há um longo caminho a percorrer face às exigentes metas que o país tem que continuar a cumprir.
Vê também: reciclagem cresceu 6% e produção de resíduos desceu 1% em 2022
Para a entidade gestora, o país deve apostar ainda mais na reciclagem, mas também dotar-se das infraestruturas necessárias para acomodar as suas ineficiências, garantindo a valorização material e energética e salvaguardando a possibilidade de eliminação de resíduos de forma segura.