Sustentabilidade

Os cinco maiores aeroportos europeus poluem mais do que Portugal inteiro

Todos os anos, estes aeroportos emitem mais de 53 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera, revela um estudo da T&E
Texto
Aeroportos
Aeroportos

Os cinco maiores aeroportos da Europa juntos têm um maior impacto ambiental do que Portugal ou a Suécia. A notícia é avançada pela organização Transport & Environment (T&E) que analisou as emissões de CO2 dos aviões de passageiros que saem dos principais aeroportos europeus.

Num novo mapa interativo online chamado Airport Tracker (ver aqui), criado pela T&E, pelo laboratório de ideias ODI (Overseas Development Institute) e pelo Conselho Internacional para os Transportes Limpos (ICCT), é possível ver dados sobre o impacto ambiental de vários aeroportos do mundo.

Os aeroportos Heathrow, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, Frankfurt, Schiphol em Amesterdão e Barajas, em Madrid, emitem, em conjunto, mais de 53 milhões de toneladas de CO2 por ano só com aviões de passageiros, um valor superior ao da Suécia, que emitiu 44.7 toneladas de CO2, e ao de Portugal, que emitiu 50.1 milhões de toneladas, segundo dados de 2016 divulgados pelo Worldometers.

A União Europeia (UE) criou limites de emissões de gases com efeito estufa para atividades muito poluentes, como é o caso da aviação. Através do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), as empresas podem negociar entre elas os limites de emissões e, caso não cumpram os valores máximos, pagam coimas elevadas.

No setor da aviação, os limites de emissões só são considerados para voos domésticos e dentro da EU. Jo Dardenne, manager da aviação na T&E, acredita que a EU deveria controlar também os gases emitidos por voos de longo curso.

“Ao contrário do que acontece com carros e estações de energia, maior parte das emissões de aviões são feitas fora das fronteiras europeias, deixando grande parte das emissões dos aeroportos europeus sem serem revistos”.

A pegada ambiental elevada não se verifica apenas em grandes aeroportos na Europa. Segundo Airport Tracker, o aeroporto mais poluente no mundo é o do Dubai (16.6 milhões de toneladas de emissões de CO2), sendo seguido pelo Heathrow, em Londres (16.2 milhões de toneladas de emissões de CO2), pelo LAX, em Los Angeles (15.3 milhões de toneladas de emissões de CO2), pelo JFK, em Nova Iorque (12.9 milhões de toneladas de emissões de CO2), pelo Charles de Gaulle, em Paris (11.5 milhões de toneladas de emissões de CO2) e pelo de Pequim (11.4 milhões de toneladas de emissões de CO2).

Ainda de acordo com a T&E, as emissões de CO2 na aviação cresceram 5% por ano entre 2013 e 2018 e, atualmente, o setor é responsável por 2,5% das emissões de CO2 no mundo. Se fosse um país, seria o 7.º mais poluente do mundo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal