Mobilidade

Proposta de mobilidade urbana aérea com novo avião elétrico da Airbus

O gigante da aviação Airbus acaba de apresentar o seu novo eVTOL. Tem uma autonomia a rondar a 80 km e deverá começar a voar em 2023

O conceito de avião elétrico capaz de levantar voo e aterrar verticalmente, mais ou menos com se fosse um enorme drone (eVTOL), já é conhecido de outras marcas e alguns deles até já andam em fase de testes com diversas horas de voo já registadas. Mas agora é a vez da Airbus apresentar a sua própria solução.

O CityAirbus é uma pequena aeronave com capacidade para quatro passageiros num voo com zero emissões poluentes, que terá uma autonomia máxima em torno dos 80 km e uma velocidade de cruzeiro até 120 km/h.

O anúncio oficial foi feito na primeira Cimeira #AirbusSummit da Empresa sobre "Pioneering Sustainable Aerospace", agora que o mercado da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) começa a ganhar mais notoriedade. A próxima geração do CityAirbus, totalmente alimentada por eletricidade, está equipada com asas fixas, uma enorme cauda em C e oito hélices de comando elétrico para a propulsão.

O facto de ter a cidade como o principal palco de atuação, obrigou a um esforço acrescido no que diz respeito ao ruído de funcionamento, sendo que as metas a cumprir foram ficar abaixo dos 65 dB(A) em modo de voo e dos 70 dB(A) durante a aterragem.


 

Afase atual é ainda bastante embrionária, pelo menos, para quem se encontra fora da Airbus. Mas já existem dois protótipos deste modelo em fase de testes (Vahana e CityAirbus), que já contam com mais de 242 testes de voo e cerca de 1000 quilómetros percorridos.

O protótipo do modelo NextGen que foi agora apresentado ainda se encontra em fase de projeto com diversos detalhes por finalizar, sendo que o seu primeiro voo inicial deverá acontecer apenas dentro de dois anos. Depois dos primeiros testes previstos para 2023, a Airbus espera obter a certificação de voo mais ou menos dois anos mais tarde, em 2025.

Vê aqui também o projeto da Azul no Brasil

Para já, a empresa está a trabalhar com parceiros, cidades e diversos habitantes para começar a criar o ecossistema que acompanha este modelo, sendo esta uma peça chave para garantir que este novo projeto seja verdadeiramente apetecível para a sociedade.

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas