Energia

Porto instala 5200 metros quadrados de painéis solares em 29 edifícios

Projeto de energia solar incluiu escolas e outros quatro equipamentos municipais e surge no âmbito do projeto Porto Solar
Texto
Painéis solares (foto: Pexels)
Painéis solares (foto: Pexels)

O Porto está a apostar na energia renovável e instalou mais de 5200 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos em 29 equipamentos municipais. A instalação dos painéis solares surge no âmbito do projeto Porto Solar, lançado em 2022, criado com o objetivo de descarbonizar a cidade.

Os painéis solares foram instalados em 25 escolas, assim como na Polícia Municipal, no Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, Oficinas do Carvalhido e no viveiro municipal, e já estão a produzir energia, referiu a Câmara Municipal em comunicado. O projeto envolveu as empresas municipais Domus Social, Águas e Energia do Porto e a Agência de Energia do Porto.

O investimento realizado nos estabelecimentos de ensino pretende também sensibilizar os mais jovens para a sustentabilidade e importância de recorrer a fontes de energia renováveis, estando prevista a realização de uma iniciativa junto das 25 escolas básicas abrangidas pelo Porto Solar.

"O propósito é possibilitar às crianças um primeiro contacto com as energias renováveis, de uma forma simples e divertida", indica o município, esclarecendo que, à entrada de cada escola, vão ser instalados ecrãs onde será possível observar, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia da respetiva instituição.

A Câmara do Porto lançou em 2022 o Pacto do Porto para o Clima, iniciativa que visa alcançar a neutralidade carbónica até 2030, através do lançamento de vários projetos e ações nas mais diversas áreas, como energia, reabilitação urbana e mobilidade. No início de abril, a iniciativa contava com 235 subscritores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida