Mobilidade

Marca vietnamita de carros elétricos VinFast supera Ford e GM

As ações da VinFast dispararam na bolsa americana colocando a empresa a valorizar-se nos €85 mil milhões
Texto

Pode ainda ser meio desconhecido na Europa, mas o construtor de veículos elétricos VinFast já começa a mostrar as garras fora do seu país natal, mais em concreto com um sucesso na bolsa de Nova York. No meio da surpresa, um nome a fixar: Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietnam e dono da empresa a quem muitos já chamam justamente… Elon Musk do Vietnam.

A marca VinFast, fundada apenas em 2017, pertence ao conglomerado industrial VinGroup e a entrada na bolsa NASDAQ teve como propósito fechar o ciclo iniciado em 2021 com a fusão com a Black Spade Acquisition, um fundo de investimentos norte-americano (que muitos acusam de ser apenas expeculativo).

A história conta-se em poucas linhas. Na terça-feira as ações da VinFast valorizaram de tal forma (de 22 para 37 dólares) que colocaram a empresa vietnamita com uma capitalização bolsista de 85 mil milhões de dólares (cerca de 78 mil milhões de euros), de acordo com cálculos de alguma imprensa financeira norte-americana.

vinfast - away
Mais um SUV elétrico ao ataque da Europa

Esta valorização (teórica e bolsista) coloca a VinFast acima de gigantes americanos automóveis como a Ford e a General Motors e só atrás da Tesla, que segue noutro campeonato com valorização em bolsa superior a 680 mil milhões de euros. Já hoje, dia 16 de agosto, as ações da VinFast caíram 10%, mas ainda assim a empresa parece seguir sólida em bolsa.

Em abril Pham Nhat Voung, o dono da VinFast anunciou investimentos na marca a rondar 25 mil milhões de dólares (mais de 23 mil milhões de euros) e revelou planos ambiciosos para a marca.

A VinFast iniciou a comercialização no mercado norte-americano em julho de 2022 e está a construir uma fábrica na Carolina do Norte, apontando como concorrência a Tesla e a BYD. Na Europa, a empresa abriu o primeiro “show room”, em Colónia, na Alemanha e prepara o arranque de uma fábrica (talvez) na Turquia para servir parte do europeu.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável