Fantástico

Cage fight entre Elon Musk e Mark Zuckerberg, já há vencedor?

Patrões da Tesla e Facebook têm trocado verdadeiros “mimos” nas redes sociais
Texto
Elon Musk vs. Mark Zuckerberg (fotomontagem)
Elon Musk vs. Mark Zuckerberg (fotomontagem)

O bizarro desafio para uma cage fight entre os CEO da Tesla e da Meta (Facebook) pode já ter um vencedor anunciado sem sequer começar a hipotética luta pessoal entre Elon Musk e Mark Zuckerberg. A dúvida é se avança…

Antes de perceber quem poderia ganhar, a ideia de uma possível luta entre os dois CEO parece surreal. Mas a história tem tido vários desenvolvimentos.

Em resposta aos possíveis planos da Meta (Facebook) de lançar uma rede social para combater o Twitter, o excêntrico e polémico Musk reagiu no Twitter, no passado dia 20 de junho, da forma como só ele é capaz de fazer, lançando um desafio a Zuckerberg para uma cage fight (luta em “jaula” onde podem ser aplicados vários estilos de artes marciais).

Mark Zuckerberg não se deixou ficar e respondeu à letra a Musk, mas usou o Instagram para dizer: “envia-me a localização”. E claro, o Elon Musk apressou-se a enviar o local: “Vegas Octagon” espaço conhecido pelos espetáculos de artes marciais combinadas em Las Vegas.

tesla - away
Resposta de Zuckerberg (foto: captura Instagram)

Tesla vs. Facebook quem ganha a luta?

Musk não deveria mesmo querer meter-se numa jaula para lutar com Zuckerberg, ou então não saberá que este último é especialista em Jiujitsu pelo que o combate contra o patrão da Tesla seria muito curto… Mas, picardias à parte, qual das duas companhias vence o combate contra a outra?

De acordo com a Reuters, a Tesla tem uma capitalização bolsista de 800 mil milhões de dólares, ao passo que a Meta (que detém Facebook e Instagram) tem cerca de menos 100 mil milhões de dólares.

A Meta é ainda mais lucrativa, mas a Tesla está a crescer mais depressa e analistas citados pela Reuters afirmam que é bem possível que até 2025 ambas as companhias tenham uma convergência em termos de lucros.

tesla - away
Tesla (foto: divulgação)

No que respeita a investimento a Tesla arrasa… Quem investiu 1 dólar na empresa de Musk em 2012 terá hoje 144 dólares de retorno. Já quem investiu o mesmo dólar no Facebook terá hoje apenas uma valorização de 7,45 dólares.

A verdade é que na hipotética luta entre as duas empresas uma parece em rota de ascensão e a outra encontra-se com muita concorrência a dar-lhe dores de cabeça. A Tesla parece estar a ganhar simpatia com a abertura dos supercarregadores a outras marcas e em breve poderá inclusive fornecer energia a casas. Já a Meta vê utilizadores do Facebook e em especial do Instagram a fugir para o TikToq e está constantemente sob escrutínio dos reguladores que temem o seu domínio digital.

Se Elon Musk ganha no negócio, a Zuckerberg resta continuar a praticar artes marciais… não vá a coisa dar mesmo para o torto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade