Mobilidade

Construtor vietnamita VinFast vai entrar na Europa em 2022 com dois SUV elétricos

A VinFast é apontada como a resposta vietnamita à Tesla, conta com modelos tipo SUV, de design Pininfarina, para tentar vingar em solo europeu
PUB

A VinFast é uma marca de automóveis vietnamita que chegará à Europa com dois SUV elétricos desenhados por Pininfarina já em 2022.

Alguns analistas encaram a marca como uma resposta vietnamita à Tesla, sendo o primeiro fabricante de automóveis deste país. A VinFast viu os seus primeiros modelos a serem comercializados em 2019, sendo que a estratégia de expansão da marca já tem em vista os mercados americano e europeu.

PUB

Inicialmente, a chegada à europa estava prevista para a Alemanha, França e Holanda, mas para uma segunda fase, em 2023, já estão a ser indicados mercados como Itália, Escandinávia, Suíça e Áustria. Portugal e Espanha, para já, ficam de fora neste processo, ainda que o vice-presidente da marca tenha referido que estão a considerar mais países para esse mesmo ano.

PUB

Com o objetivo de se sentir um pouco mais “em casa”, no entanto, a marca vietnamita contratou recentemente o antigo CEO da Opel, Michael Lohscheller para o cargo de CEO deste novo construtor, que terá prontos dois novos SUV com motor elétrico no momento da sua entrada no mercado europeu.

PUB

Os dois modelos que deverão chegar ao mercado europeu em 2022 estão equipados com um motor elétrico e têm um formato mais aventureiro de Crossover, ainda que, com diferentes tamanhos. O VF e35 é a opção de tamanho médio e o VF e36 é a escolha destinada a famílias mais numerosas, por incluir uma lotação máxima de sete lugares.

O VF e35 (foto acima) poderá ter um ou dois motores em opção com potência até 150 kW, bateria com capacidade de 106 kWh e autonomia de 400 quilómetros. Já o VF e36 (foto abaixo) terá apenas a opção com dois motores e autonomia até 550 quilómetros.

Em ambos os casos, o desenho da carroçaria é assinado pelo estúdio de design da Pininfarina e contará com traços mais agressivos e semelhantes aos modelos que já pudemos conhecer em alguns salões recentes.

Em termos de números, a VinFast já conta com mais de 30 mil unidades comercializadas em solo vietnamita, sendo que as previsões para 2022 já incluíam cerca de 15 mil veículos elétricos.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2