Mobilidade

Seat Mó 125, a scooter elétrica radical que se adapta a qualquer aventura

A Seat testou a sua scooter elétrica nos mais variados ambientes para garantir que a performance não era afetada pelo clima ou pelos terrenos
Texto

As motas são muitas vezes o veículo escolhido para os amantes de aventura. Pelas suas características, adaptam-se aos mais variados tipos de piso e climas, permitindo percorrer paisagens onde, muitas vezes, outros tipos de veículos não chegam. Por isso, a Seat quis garantir que a sua scooter elétrica Mó 125 podia andar nos cenários mais extremos, garantindo sempre a melhor experiência.

A equipa de Qualidade e R&D colocou a Seat Mó 125 à prova em duas localidades distintas, uma nas montanhas e outra no deserto, com uma diferença de temperatura de 55ºC para garantir que a scooter oferece potência, velocidade e aderência em qualquer situação.

Foi em Espanha, terra-natal da marca, que os testes decorreram. As zonas escolhidas foram as montanhas de Baqueira Beret, em Lérida, com temperaturas de -10ºC, e o Deserto de Tabernas, em Almería, com temperaturas de 45ºC. Ao todo, foram percorridos um total de 4400 quilómetros.

O objetivo era garantir que a bateria manteria sempre a melhor performance independentemente do ambiente.

Sendo as baterias elétricas sensíveis às temperaturas, uma das preocupações da equipa foi certificar-se de que estas não sobreaqueciam nem perdiam carga de repente. Como tal, a bateria da Seat Mó 125 tem um sistema de autoproteção que garante a estabilidade. Os testes em climas extremos permitiram definir as configurações do modelo para os mercados internacionais.

Resistência ao pó e à água também foi garantida e a bateria cumpre as normas internacionais IP67. Isso significa que tem proteção total contra poeiras e que pode ficar submersa até um metro de água salgada durante pelo menos 30 minutos sem se danificar.

A Seat Mó 125 foi apresentada para ser uma opção mais ecológica, mas o prazer da condução e a liberdade não foram descurados. Era importante para a marca garantir que a scooter podia ser levada aos ambientes mais extremos sem que isso afetasse a sua performance.

Seat Mó 125 pensada para aventuras mais sustentáveis

A eScooter Seat Mó 125 foi lançada em 2020 e tem um motor de 9 kW, que equivale a 125 cc. Tem três modos, o City, Sport e Eco para que permita uma melhor experiência de condução.

A bateria de 5,6 kWh pode ser carregada numa estação ou pode ser removida para ser ligada à tomada de casa. Com um carregamento, a eScooter percorre até 125 km em ambiente urbano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal