Mobilidade

Squad, o pequeno elétrico solar que irá concorrer com o Citroën AMI

Microcarro elétrico tem painéis solares no tejadilho que dão até 20 quilómetros de autonomia em dias com mais sol
Texto

Pequeno, elétrico e solar: é assim o Squad, um quadriciclo de dois lugares que começará a andar nas estradas europeias já a partir de 2023.

O Squad é a primeira proposta da Squad Mobility, uma empresa neerlandesa fundada em 2019 por Robert Hoever e Chris Klok, antigos funcionários da Lightyear. O objetivo dos dois colegas era criar um veículo não muito caro, que tornasse a energia solar associada à mobilidade acessível a qualquer pessoa.

O Squad é um microcarro elétrico que tem a particularidade de ter painéis solares no tejadilho que lhe dão 20 quilómetros de autonomia em dias solarengos. Além disso, pode levar até quatro baterias portáteis, cada uma delas com 1,6 kWh, conseguindo ter autonomia para até 100 quilómetros. Estas baterias podem ser retiradas e carregadas numa tomada de casa.

Apesar das pequenas dimensões, não deixa de ter muito espaço no interior. É capaz de transportar até duas pessoas e tem uma bagageira que aumenta de tamanho caso se rebata o banco do passageiro.

A segurança foi tida em atenção e, por isso, o Squad tem uma estrutura em alumínio, assim como uma parte frontal e traseira que garantem a proteção em caso de colisão. O baixo centro de gravidade garante a estabilidade mesmo quando as estradas estão molhadas.

O microcarro elétrico solar já está disponível para pré-venda e começará a ser entregue no próximo ano. Sobre o seu preço, a Squad Mobility diz que começa nos 6250 euros, valor sem impostos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal