Mobilidade

Microcarro elétrico solar que muda de forma está prestes a chegar à estrada

Proposta elétrica solar de empresa dinamarquesa tem plataforma extensível que permite aumentar zona de carga e de passageiros
Texto

Os microcarros elétricos parecem estar na moda. O pequeno Citroën Ami tem dado que falar e, agora, a Opel apresentou o seu Rocks-e em versão cargo. No entanto, há também marcas novas a apostar neste segmento, como é o caso da iEV Motors, uma empresa dinamarquesa que criou o pequeno iEV Z, uma proposta micro, 100% elétrica, que muda de forma para se adaptar às necessidades do condutor.

O iEV Z é uma proposta arrojada que deverá ser lançada já em 2022. De acordo com a empresa que o criou, tem a primeira plataforma robótica do mundo, o que permite que o chassis se estenda no sentido do comprimento. Quais são as vantagens? Levar mais um passageiro para além do condutor ou então aumentar o espaço disponível para carga.

Mas há muito mais características neste pequeno veículo que o tornam uma proposta tecnológica. Para além desta capacidade de se expandir, que, sejamos honestos, é bastante chamativa, o iEV Z foi criado para os amantes de tudo o que é moderno.

Não é de estranhar, portanto, que haja uma panóplia de funções que possam ser controladas a partir de uma simples aplicação complementar. Controlar o corpo, mudar a cor das luzes exteriores, abrir e fechar e ver quanta bateria tem são algumas das opções que estão à distância de um toque no telemóvel.

Uma boa experiência de condução foi também algo que a iEV procurou garantir. Por isso, o condutor tem acesso a um pequeno display que facilita os estacionamentos. Botões de toque à volta do dashboard controlam vários aspetos do microcarro.

Com apenas 78 cm de largura, o iEV Z é dos veículos mais estreitos no mercado, permitindo-lhe, por exemplo, entrar pela casa a dentro – usando a porta de entrada, claro. A grande vantagem de ser tão estreito não é poder ser estacionado na sala. É permitir que o microveículo possa ser usado tanto em estrada como em ciclovias. Também pode ser estacionado em parques de bicicletas e motociclos.

E quanto à bateria? Para além de um pequeno painel solar instalado no tejadilho que ajuda o veículo a garantir mais energia, em apenas três horas é possível carregar o iEV Z. Se for em fast charging, em 15 minutos está com a bateria cheia.

Já em relação a autonomia, vai depender. O microcarro vai surgir com duas versões, uma standard e uma superior. No caso da primeira, pode percorrer-se até 100 km de estrada com um carregamento. Já com iEV Z+, a autonomia chega aos 160 km.

Em termos de comportamento na estrada, a velocidade máxima também varia nas duas versões. O iEV Z está limitado aos 25-45 km/h e a versão superior pode chegar aos 60-80 km/h. O limite vai depender do regulamento de cada país, explica a empresa dinamarquesa.

No site da iEV já é possível fazer a pré-reserva do microveículo, sendo apenas necessário fazer o pagamento de um sinal de 100 euros. O valor do iEV Z começa nos 5850 euros, valor que não inclui custos de entrega ou impostos.

(Fotos: iEV Motors)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal