Mobilidade

Elétrico Opel Rocks-e ganha versátil versão Cargo para entregas urbanas

Rocks-e Cargo é um quadriciclo preparado para o transporte de um condutor e de carga que pode chegar aos 400 litros de volume
Texto

Com apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, poderá o novo Opel Rocks-e Kargo ser o veículo perfeito para a entrega de pequenas encomendas em ambiente citadino? A experiência o dirá depois de este novo quadriciclo elétrico começar a ser utilizado por clientes profissionais em alguns mercados europeus.

Disponível para encomenda no decorrer deste ano, mas ainda não previsto para chegar a Portugal, esta espécie de versão comercial do já conhecido Rocks-e, “primo” do Citroën Ami, oferece dimensões compactas aliadas a uma motorização livre de emissões poluentes como principais argumentos, sem esquecer, claro, o original compartimento de carga que ocupa o habitual lugar do passageiro.

No total estão disponíveis 400 litros de volume flexível de carga, num compartimento que se situa ao lado do condutor e que está separado deste através de uma divisória vertical. O acesso às mercadorias transportadas – pequenas encomendas, comida ou medicamentos, por exemplo – pode fazer-se diretamente a partir do habitáculo, ou através da porta do passageiro.

Para além de proteger e ocultar a carga transportada, a cobertura superior tem a particularidade de também servir como uma prática mesa, com uma superfície anti-deslizante, podendo suportar um peso máximo de 40 quilogramas. O seu formato e recortes facilitam a colocação de uma prancheta A4, ou mesmo de um portátil ou tablet.

Colocado numa posição que em nada interfere com a visibilidade e espaço disponível para o condutor, que assim se mantêm iguais aos da versão de passageiros, o compartimento de carga tem piso ajustável, pelo que pode ser bloqueado à altura do banco, criando dois compartimentos separados, ou reduzido ao nível do piso.

Com a remoção da cobertura, que pode ser guardada atrás do banco do condutor, é possível o transporte de objetos maiores e mais altos, com um comprimento máximo de 1,20 m.

Um outro compartimento de armazenamento, ligeiramente elevado e colocado atrás do principal, permite o prático acesso e transporte de objetos de menores dimensões, como óculos de sol, blocos ou smartphone.

Tal como na versão de passageiros, o quadriciclo Opel Rocks-e Kargo está equipado com um motor de elétrico de 6 kW/ 8 cv de potência contínua, sendo que a máximo é de 9 kW/ 12 cv. A bateria de 5,5 kWh pode ser recarregada em cerca de quatro horas através de uma tomada doméstica AC, com a marca a oferecer um adaptador para que se possa efetuar o carregamento numa estação de carregamento pública.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal