Fantástico

Há um certo toque tuga neste divertido e inovador veículo elétrico

Veículo elétrico de três rodas pensado para as cidades e batizado de Tuga foi construído em Portugal
Texto

A mobilidade do futuro não tem de passar apenas por automóveis elétricos. A verdade é que com a quantidade de novos protótipos que repensam a micromobilidade sustentável, é fácil imaginar que nos próximos anos, nas cidades, os carros não vão ser a norma, mas sim a exceção.

Diretamente de Vancouver, no Canadá, mas com um toque português, graças a um dos cofundadores, César Barbosa, surge a Tuga Innovations, uma startup que está a repensar e a criar novas opções de mobilidade urbana.

A primeira criação, um protótipo de um veículo de três rodas e dois lugares batizado de Tuga, já foi apresentada.

O Tuga é uma solução diferente, que se encaixa entre um automóvel e uma mota, pensada apenas para ambientes urbanos.

O foco da empresa foi criar um veículo seguro e modular. Por isso, tem um chassi padrão e várias opções de extras, que permitem que o consumidor comece por investir no modelo base, adquirindo add-ons conforme surge a necessidade

É possível escolher entre um cockpit aberto, mais aerodinâmico, ou, em contrapartida, um cockpit fechado que permite que o veículo seja utilizado em dias de sol ou em dias de chuva.

Este veículo de micromobilidade totalmente elétrico chega a atingir a velocidade de 145 km/h e tem uma autonomia para 150 quilómetros.

Com um grande enfoque em tecnologia e conectividade, o veículo da Tuga Innovations tem várias tecnologias digitais que são complementadas por uma aplicação que garante que todo o sistema está conectado.

O protótipo foi apresentado na Marinha Grande, em Portugal, nas instalações da Vangest S.A., a empresa responsável por montar o primeiro Tuga.

Não há data para lançamento, e a própria startup admite que ainda estão a ser dados os primeiros passos na criação do veículo urbano. Ainda assim, é uma proposta que vale a pena manter debaixo de olho.

(Fotos e vídeo: Tuga Innovations/D.R.)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente