Mobilidade

Nova York que aumentar dimensões de cargo bikes elétricas

Bicicletas de carga a pedal com assistência elétrica são uma opção para a descarbonização das entregas
Texto
Pedal cargo bike elétrica da DHL (foto: divulgação)
Pedal cargo bike elétrica da DHL (foto: divulgação)

O Departamento de Transportes de Nova York (NYC DOT) propôs recentemente que os veículos ou bicicletas de carga a pedal com assistência elétrica, também chamados de cargo bikes elétricas, que são utilizados em entregas na cidade sejam de maiores dimensões para tornar a atividade ainda mais sustentável.

A proposta da autoridade de transportes urbano irá permitir a utilização de cargo bikes com até 1,22 metros de comprimento e a possibilidade de terem quatro rodas, para facilitar a carga de encomendas mais pesadas ou de maiores dimensões.

A atual regra em Nova York restringe a circulação deste tipo de veículos até 91 centímetros e apenas duas ou três rodas.´

audi - away
Um curioso projeto da Audi utilizando baterias elétricas em tuk-tuk (foto: divulgação)

A ideia dos responsáveis pela logística urbana de Nova York é assegurar uma oferta mais sustentável, pois estes veículos não são poluentes e podem inclusive substituir alguns pequenos veículos de entregas que ainda utilizam motores a combustão.

Duas cargo bikes em atividade podem substituir um carro de entregas e contribuir para evitar a emissão de até 14 toneladas de gases nocivos à atmosfera.

tuk-tuk - away
Índia aposta em veículos ligeiros para a transição elétrica (foto: Ibrahim Rifath/Unsplash)

Dados recentemente conhecidos referem que, em 2022, as cargo bikes realizaram mais de 130 mil viagens para entregas na cidade, num total de mais de 5 milhões de pacotes, evitando assim mais de 650 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2).

As bicicletas a pedal com assistência elétrica são mais ecológicas e permitem também acesso mais facilitado a zonas com acesso restrito ou zonas com proibição de circulação a veículos de combustão.

Recentemente a Índia revelou dados sobre o impacto dos veículos tipo scooter e de mobilidade ligeira nas suas cidades e a Audi, também na Índia revelou um projeto de Tuk-Tuk elétrico com baterias recicladas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa