O Departamento de Transportes de Nova York (NYC DOT) propôs recentemente que os veículos ou bicicletas de carga a pedal com assistência elétrica, também chamados de cargo bikes elétricas, que são utilizados em entregas na cidade sejam de maiores dimensões para tornar a atividade ainda mais sustentável.
A proposta da autoridade de transportes urbano irá permitir a utilização de cargo bikes com até 1,22 metros de comprimento e a possibilidade de terem quatro rodas, para facilitar a carga de encomendas mais pesadas ou de maiores dimensões.
A atual regra em Nova York restringe a circulação deste tipo de veículos até 91 centímetros e apenas duas ou três rodas.´
A ideia dos responsáveis pela logística urbana de Nova York é assegurar uma oferta mais sustentável, pois estes veículos não são poluentes e podem inclusive substituir alguns pequenos veículos de entregas que ainda utilizam motores a combustão.
Duas cargo bikes em atividade podem substituir um carro de entregas e contribuir para evitar a emissão de até 14 toneladas de gases nocivos à atmosfera.
Dados recentemente conhecidos referem que, em 2022, as cargo bikes realizaram mais de 130 mil viagens para entregas na cidade, num total de mais de 5 milhões de pacotes, evitando assim mais de 650 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2).
As bicicletas a pedal com assistência elétrica são mais ecológicas e permitem também acesso mais facilitado a zonas com acesso restrito ou zonas com proibição de circulação a veículos de combustão.
Recentemente a Índia revelou dados sobre o impacto dos veículos tipo scooter e de mobilidade ligeira nas suas cidades e a Audi, também na Índia revelou um projeto de Tuk-Tuk elétrico com baterias recicladas.