Mobilidade

Trotinete elétrica ganha adeptos nas ligações aos transportes públicos

Investigação da Bolt conclui que 39% das viagens feitas por portugueses nas suas trotinetes começam ou acabam perto de transportes
Texto
Trotinetes Bolt (foto: divulgação)
Trotinetes Bolt (foto: divulgação)

Um estudo realizado pela plataforma de mobilidade Bolt a nível europeu concluiu que cerca de 40% das viagens que são feitas nas suas trotinetes têm ligação com o transporte público.

A investigação foi realizada em 17 mercados europeus e englobou mais de 7000 utilizadores, tendo-se apurado que Portugal está alinhado com a média global. Em concreto, 39% das viagens efetuadas em trotinetes Bolt no nosso país começaram ou acabaram perto de uma estação de autocarro ou comboio.

Para os responsáveis da Bolt, os resultados deste estudo demonstram que a micromobilidade deve ser integrada nas infraestruturas de mobilidade das cidades e apontam como exemplo a sua estação de carregamento em Setúbal, implementada na interface de transportes da cidade, que contabilizou 25 mil viagens nos primeiros quatro meses de atividade.

Trotinetes Bolt - AWAY
Trotinetes Bolt (foto: divulgação)

Em comunicado, a plataforma de mobilidade salienta que a opção por parte dos utilizadores europeus de circularem nas suas trotinetes conduziu a uma poupança equivalente a 2400 toneladas em emissões de CO2 em 2022. Em Portugal, foi evitada a emissão de 145 toneladas deste poluente.

Frederico Venâncio, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, salienta que os resultados do estudo “fornecem provas mais claras dos benefícios que a micromobilidade pode ter para as cidades e para quem nelas habita, substituindo as viagens de automóvel e reduzindo, assim, as emissões de transporte rodoviário”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade