Mobilidade

Tens pouco equílibrio? RadTrike é o triciclo elétrico para ti

Idealizado para quem não consegue andar de bicicleta, triciclo elétrico garante conforto em deslocações urbanas
Texto

As bicicletas e as trotinetes elétricas têm sido apontadas como o futuro da mobilidade urbana. Mas e as pessoas que não sabem andar sobre duas rodas? Que alternativa mais sustentável têm? Foi com este pensamento em mente que a Rad Power Bikes, uma empresa americana de e-bikes, criou o RadTrike, um triciclo elétrico desenvolvido para ser estável e confortável.

Apontado como uma opção para ajudar a tornar o transporte mais energeticamente eficiente, agradável e acessível para todos, o RadTrike destaca-se não só por ter três rodas – não há cá medo de cair para o lado –, mas também por ter um quadro baixo que facilita o ato de subir e descer do triciclo.

Triciclo elétrico RadTrike - AWAY
Triciclo elétrico garante equilíbrio (foto: divulgação)

Também a pensar no conforto, o triciclo elétrico tem um banco largo com apoio de costas e tanto o assento como guiador podem ser facilmente ajustados para se adaptar à altura de quem está a pedalar.

Elétrico, o RadTrike vem equipado com um motor elétrico que pode ter 750 W na versão americana e 250 W na versão pensada para a Europa, de forma a cumprir os regulamentos.

A bateria de 480 Wh garante uma autonomia que pode variar entre os 32 km e os 88 km. Na versão para os Estados Unidos, esta bateria, além de dar apoio na deslocação, garante que o triciclo também ande sozinho. Na Europa, esta funcionalidade não estará disponível.

Um pequeno display no guiador do triciclo permite ligar e desligar o motor, ligar a marcha-atrás, acender as luzes e ver o nível da bateria.

Triciclo elétrico RadTrike - AWAY
Permite transporte de objetos (foto: divulgação)

Porque muitas vezes as deslocações nas cidades incluem uma ou outra paragem para compras, o RadTrike tem uma capacidade de carga de até 188 kg com um limite de 147 kg para o utilizador. Uma pequena prateleira na parte traseira, entre as rodas, serve de zona de carga, mas é possível adquirir cestos em separado para serem montados.

De momento, o RadTrike está apenas disponível nos Estados Unidos e custa 2499 dólares (cerca de 2355 euros). A Rad Power Bikes já referiu que, dependendo do nível de procura, o triciclo elétrico poderá chegar à Europa em 2024.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal