Mobilidade

Triciclo elétrico com sistema de inclinação torna deslocações mais radicais

Triciclo Mean Lean Machine tem assistência elétrica e um sistema que ajuda a dar estabilidade em qualquer curva
Texto

Vamos ser honestos: as bicicletas, ainda que elétricas, não são para toda a gente. Há quem não se sinta seguro na estrada ou que sinta instabilidade em cima de duas rodas. A Arcimoto, uma empresa de veículos de três rodas, quis dar resposta a estes problemas e criou a Mean Lean Machine, ou como carinhosamente é chamada, a MLM, um triciclo elétrico com tecnologia de inclinação.

A pergunta que, provavelmente, surge é: o que é tecnologia de inclinação e como funciona? Sabes quando alguém anda de moto e inclina o corpo para fazer as curvas? O princípio é o mesmo. No entanto, graças às três rodas, o ciclista sente-se seguro e não tem a sensação de queda iminente.

Esta tecnologia de inclinação é patenteada e, de acordo com a marca, permite que o ciclista se incline naturalmente, garantindo melhor performance, maior segurança e estabilidade.

No desenvolvimento da MLM, o objetivo era, mais do que criar um meio de transporte sem emissões, conceber um veículo todo ele sustentável. Para o CEO da Arcimoto, Mark Frohnmayer, isso significa que apenas a micromobilidade pode ser realmente sustentável já que há utilização de poucas matérias-primas.

O triciclo elétrico MLM é sustentável também por ter uma estrutura simples e ser compacto. A comparação que é feita pelo CEO tem por base o GMC Hummer, um SUV elétrico que não está disponível em Portugal. De acordo com Mark Frohnmayer, com o material usado para este veículo pode-se fazer dois carros Tesla ou então 100 triciclos elétricos MLM.

A motorização elétrica é também um dos grandes trunfos da MLM. Apesar ainda não se saber as especificações concretas, a Arcimoto refere que o veículo terá três motores e um gerador nos pedais sem correntes, ou cintos, ou óleo.

Em termos de assistência elétrica, o fabricante pretende que a MLM tenha autonomia para mais de 320 km, um valor que, se alcançado, será realmente surpreendente.

Outra característica que chama a atenção é o método de carregamento elétrico. Mais do que simplesmente ligar a MLM à tomada, os engenheiros quiseram criar uma alternativa em que se pode carregar o triciclo enquanto se pedala. Em vez de se fazer exercício físico numa bicicleta estática, pode-se pedalar a MLM sem se sair do sítio e esse movimento irá carregar a bateria.

Recentemente, foi apresentada a edição Cybertrike, já com várias melhorias em relação ao primeiro protótipo, especialmente em relação à estabilidade e alcance. Esta versão apresenta também alguns acessórios que permitem transporte de alguma carga. O Cybertrike é mais um passo em direção ao que será a versão final do MLM. Podes ver melhor este modelo no vídeo abaixo (em inglês). 

O triciclo elétrico Mean Lean Machine deverá ficar à venda no último trimestre de 2022 e nos próximos meses mais informações serão divulgadas sobre esta proposta de micromobilidade. Até lá, é já possível fazer a pré-reserva do MLM mediante o pagamento de 100 dólares (cerca de 97 euros), valor totalmente reembolsável.

(Fotos cortesia Arcimoto)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas