Fantástico

Como converter uma bicicleta tradicional em elétrica sem ferramentas

Sistema PikaBoost da Livall oferece assistência elétrica no pedalar e pode montar-se e desmontar-se com facilidade
Texto

A Livall é uma marca que tem nos capacetes os seus produtos com mais popularidade. No entanto, a empresa de origem chinesa quer surpreender com uma outra inovação destinada ao mercado das duas rodas – um sistema de utilização prática que permite converter uma bicicleta tradicional em elétrica.

O produto em questão chama-se PikaBoost e não é mais do que um dispositivo que, sem recurso a quaisquer ferramentas, se monta no tubo do selim e ao entrar em contacto com a roda traseira da bicicleta providencia assistência elétrica.

PikaBoost - AWAY
Sistema PikaBoost da Livall (foto: divulgação)

O PikaBoost é adaptável a diferentes tipos de bicicletas e funciona como um sistema elétrico que adapta a assistência ao pedalar de acordo com o ritmo imposto pelo utilizador e com as condições do terreno. Desta forma é possível circular em terrenos planos a uma velocidade constante e com menor esforço, ou fazer face a terrenos mais inclinados sem receios.

Uma das características mais interessantes deste sistema da Livall é o facto de não necessitar de ser carregado, pois a carga é obtida através do mecanismo de regeneração, que pode entrar em funcionamento quando o ciclista está a subir, a descer, ou em terreno plano.

São três os modos de funcionamento deste PikaBoost: Cruise – mantém a velocidade mesmo quando se para de pedalar; Eco – providencia assistência nas subidas; Exercise – cria uma maior resistência no pedalar por forma a obrigar o ciclista a despender mais esforço.

Quanto a dados técnicos, este dispositivo é composto por uma bateria com 18 células, cuja capacidade total é de 234Wh, o que se traduz em mais de 30 quilómetros de autonomia no modo de assistência total. Inclui um farolim que pode estar sempre ligado ou apenas funcionar nas travagens.

O PikaBoost pode trancar-se por afastamento do smartphone do utilizador, tem isolamento IP66, oferece uma entrada USB para carregar aparelhos e desliga-se automaticamente em caso de queda. Está disponível para pré-encomenda, a um valor promocional de 315 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente