O primeiro camião elétrico de longa distância a bateria da Mercedes-Benz Trucks foi hoje apresentado e a marca espera marcar um novo padrão no transporte pesado de mercadorias com emissões zero, com a redução de até 80% das emissões totais ao longo de todo o ciclo de vida, comparativamente com modelos Diesel.
Com inovações em termos de eletrificação e avançado desenho aerodinâmico, o novo eActros 600 chega ao mercado com a ambição de substituir a grande maioria dos camiões de longa distância a gasóleo e assegurar um aumento da descarbonização da atividade de logística ou transporte de mercadorias.
O Mercedes-Benz eActros 600 possui uma bateria de alta capacidade com mais de 600 kWh e um novo motor elétrico, que em conjunto asseguram uma autonomia superior a 500 quilómetros.
A marca alemã assegura ainda que com apenas uma carga e paragem diária (obrigatória para descanso dos condutores), o novo eActros 600 poderá assegurar trajetos de até 1.000 quilómetros.
Para este novo modelo é anunciado um peso bruto combinado de até 44 toneladas e carga útil de cerca de 22 toneladas.
O início das vendas deve começar ainda em 2023 e as primeiras entregas deverão ocorrer até ao final do próximo ano.