Mobilidade

Quais as cidades com o pior trânsito do mundo? TomTom fez as contas

Há uma cidade europeia onde em hora de ponta anda-se a 14 km/h e demora-se entre 40 e 45 minutos a percorrer 10 km
Texto

Com toda a certeza, já te viste preso numa fila interminável de automóveis, naquele famoso para arranca que deixa os nervos à flor da pele. O novo index da TomTom analisou o trânsito e o custo de andar de carro em várias áreas urbanas no último ano. Londres leva a medalha por ser a cidade mais lenta do mundo. Portugal também é mencionado.

Se já estiveste em Londres, sabes do que se trata. O trânsito denso faz com que os veículos quase nem saiam do sítio. De acordo com a TomTom, em hora de ponta, a velocidade média dos veículos motorizados no centro de Londres é de 14 km/h. Isto faz com que uma viagem de 10 km possa demorar entre 40 e 45 minutos.

Londres - AWAY
Trânsito em Londres (foto: Francesco Zivoli/Unsplash)

O problema é que mesmo em horas em que o trânsito é fluído, a velocidade máxima a que se anda no centro de Londres é baixa, de apenas 25 km/h, o mesmo que é permitido a uma trotinete ou bicicleta elétrica.

Com estes números, as pessoas estão a perder cerca de 139 horas no trânsito em hora de ponta.

O custo de andar de carro é também substancialmente elevado em Londres. Em 2022, quem se deslocou nas horas de ponta em veículos a gasolina, gastou uma média anual de 895 euros. Quem conduz um carro a diesel teve uma fatura ligeiramente mais baixa, de 827 euros.

O trânsito noutras zonas do mundo

Segundo o index de trânsito da TomTom, a velocidade média em hora de ponta noutras cidades do mundo é de 17 km/h e percorrem-se 10 km em menos de 30 minutos.

Em cidades como Paris (França), Dublin (Irlanda), Roma (Itália), Manila (Filipinas) ou Bucareste (Roménia), uma viagem de 10 km demora mais de 25 minutos.

Bucareste - AWAY
Carros no centro de Bucareste, na Roménia (foto: Unsplash)

A velocidade é sempre inferior em áreas urbanas, alerta a TomTom, explicando que tal deve-se a movimentos mais densos de veículos, estradas mais pequenas, limites de velocidade e regulações relativas às emissões que acabam por dificultar a circulação.

E quais são as cidades em que o trânsito flui melhor? Parece que o prémio vai para as cidades americanas mais recentes, como Detroit, Cleveland, Salt Lake City ou San Diego ou em menos de 10 minutos se percorrem 10 km.

O trânsito nas cidades portuguesas

No index de trânsito da TomTom surgem cinco cidades portuguesas, Lisboa, Funchal, Porto, Braga e Coimbra. E a primeira conclusão é que se calhar dava-te jeito um carro voador.

A capital portuguesa é, das cinco, onde se demora mais tempo a percorrer 10 km, com uma média de 16 minutos e 40 segundos. A velocidade em hora de ponta é também a mais lenta das cidades nacionais analisadas, sendo de 29 km/h.

Ponte 25 de Abril, em Lisboa - AWAY
Trânsito na Ponte 25 de Abril, em Lisboa (foto: Portuguese Gravity/Unsplash)

Funchal surge pouco depois na lista e tem um tempo médio semelhante ao de Lisboa, com 16 minutos e 10 segundos para se fazerem 10 km. No Porto, demora-se 15 minutos.

Braga e Coimbra é onde o trânsito parece ser menos caótico, já que a velocidade média em hora de ponta é de 44 km/h e 51 km/h respetivamente. Em 11 minutos e 50 segundos fazem-se 10 km de carro em Braga e em Coimbra bastam 10 minutos e 30 segundos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal