O simples facto de conduzir pode, só por si, ser algo stressante para muitas pessoas. Mas quando o condutor é surpreendido pelo barulho das sirenes e pelas luzes azuis de um veículo em emergência atrás de si, a situação pode tornar-se ainda mais tensa.
Nem todos os condutores sabem lidar da melhor maneira com a situação de ter de abrir caminho para uma ambulância ou para um camião dos bombeiros. Por vezes, ao querer ajudar, podem cometer erros e colocar a sua vida e a de outros em perigo. E tu, sabes o que fazer?
Para te ajudar a reduzir o stress e a colaborar da melhor forma numa situação destas, deixamos-te aqui seis dicas.
Nos semáforos
Mesmo numa emergência, não é suposto que passes um sinal vermelho nem que corras riscos. Por isso, não infrinjas a lei. Se o teu automóvel for o primeiro numa fila de trânsito junto de um semáforo, não avances. Fica onde estás e deixa que o veículo em emergência encontre o melhor trajeto.
Em rotundas e cruzamentos
Quando estiveres a aproximar-te de uma rotunda ou de um cruzamento e vires uma ambulância, um veículo da polícia, ou qualquer outro em emergência, olha para a sua posição, pois assim saberás para onde o veículo em questão pretende que vás.
Caso já te encontres no cruzamento, sê paciente e espera que o veículo passe. Atenção que a um veículo em emergência podem seguir-se outros, por isso observa bem ambos os sentidos do trânsito antes de arrancares.
Numa estrada com traço contínuo
Quando circulas numa estrada com traço contínuo e és seguido por uma ambulância em emergência, esta deverá desligar as sirenes, pois nesse momento a ultrapassagem não é permitida. Uma vez mais, não infrinjas a lei.
Segue o teu caminho até ao limite máximo de velocidade permitido no local, se tal for seguro, e aguarda que termine o traço contínuo. Nesse momento a ambulância deve voltar a ligar as sirenes, pelo que deves facilitar a ultrapassagem.
Numa estrada estreita
Caso circules numa via mais estreita, que não te permita mover o automóvel em segurança para deixar passar o veículo em emergência, circula normalmente até que o possas fazer ou até que o veículo em questão te possa ultrapassar.
Não pares, pois estarás a bloquear o trânsito e a piorar a situação. E não subas passeios, pois, pior do que eventualmente danificares o teu veículo, é o facto de poderes colocar em perigo a vida de peões.
Em autoestradas e vias de duas faixas
Quando circulares numa autoestrada ou numa estrada com duas ou mais faixa de rodagem, direciona o veículo para a faixa da direita por forma a deixares passar o veículo em emergência.
Quando o trânsito está lento ou parado, estes veículos costumam usar a berma para circular, pelo que deves deixá-la desimpedida. Utiliza a berma apenas se também estiveres numa emergência ou em caso de avaria do automóvel.
Se a estrada em questão não tiver berma, move o veículo em segurança por forma a que se crie um corredor de emergência. Depois do veículo passar, permanece onde estás, já que é provável que outros veículos venham a passar.
Vê também: 6 dicas para combateres a fadiga ao volante e evitares acidentes
Em estradas com sinalização de corte de via
Caso circules numa estrada que tenha sinais luminosos de corte de via, normalmente indicados por um X vermelho no pórtico que vai de um lado ao outro da estrada, deixa a via cortada desimpedida, pois assim poderá ser usada pela ambulância ou camião dos bombeiros. Se nenhuma faixa parecer estar fechada, prepara-te para ajudares a criar o corredor de emergência.