Mobilidade

Sabes o que fazer perante um veículo em emergência? Segue estas 6 dicas

A aproximação de uma ambulância com as sirenes e luzes ligadas pode gerar alguma atrapalhação. Neste artigo sugerimos-te como proceder
Texto
Ambulância (foto: Horacio Villalobos/ Getty Images)
Ambulância (foto: Horacio Villalobos/ Getty Images)

O simples facto de conduzir pode, só por si, ser algo stressante para muitas pessoas. Mas quando o condutor é surpreendido pelo barulho das sirenes e pelas luzes azuis de um veículo em emergência atrás de si, a situação pode tornar-se ainda mais tensa.

Nem todos os condutores sabem lidar da melhor maneira com a situação de ter de abrir caminho para uma ambulância ou para um camião dos bombeiros. Por vezes, ao querer ajudar, podem cometer erros e colocar a sua vida e a de outros em perigo. E tu, sabes o que fazer?

Para te ajudar a reduzir o stress e a colaborar da melhor forma numa situação destas, deixamos-te aqui seis dicas.

Bombeiros - AWAY
Bombeiros (foto: AnadoluAgency/ Getty Images)

Nos semáforos

Mesmo numa emergência, não é suposto que passes um sinal vermelho nem que corras riscos. Por isso, não infrinjas a lei. Se o teu automóvel for o primeiro numa fila de trânsito junto de um semáforo, não avances. Fica onde estás e deixa que o veículo em emergência encontre o melhor trajeto.

Em rotundas e cruzamentos

Quando estiveres a aproximar-te de uma rotunda ou de um cruzamento e vires uma ambulância, um veículo da polícia, ou qualquer outro em emergência, olha para a sua posição, pois assim saberás para onde o veículo em questão pretende que vás.

Caso já te encontres no cruzamento, sê paciente e espera que o veículo passe. Atenção que a um veículo em emergência podem seguir-se outros, por isso observa bem ambos os sentidos do trânsito antes de arrancares.

Ambulância - AWAY
Ambulância (foto: Horacio Villalobos/ Getty Images)

Numa estrada com traço contínuo

Quando circulas numa estrada com traço contínuo e és seguido por uma ambulância em emergência, esta deverá desligar as sirenes, pois nesse momento a ultrapassagem não é permitida. Uma vez mais, não infrinjas a lei.

Segue o teu caminho até ao limite máximo de velocidade permitido no local, se tal for seguro, e aguarda que termine o traço contínuo. Nesse momento a ambulância deve voltar a ligar as sirenes, pelo que deves facilitar a ultrapassagem.

Veículo em emergência - AWAY
Veículo em emergência (foto: Horacio Villalobos/ Getty Images)

Numa estrada estreita

Caso circules numa via mais estreita, que não te permita mover o automóvel em segurança para deixar passar o veículo em emergência, circula normalmente até que o possas fazer ou até que o veículo em questão te possa ultrapassar.

Não pares, pois estarás a bloquear o trânsito e a piorar a situação. E não subas passeios, pois, pior do que eventualmente danificares o teu veículo, é o facto de poderes colocar em perigo a vida de peões.

Polícia - AWAY
Veículo da polícia (foto: AWAY/ DR)

Em autoestradas e vias de duas faixas

Quando circulares numa autoestrada ou numa estrada com duas ou mais faixa de rodagem, direciona o veículo para a faixa da direita por forma a deixares passar o veículo em emergência.

Quando o trânsito está lento ou parado, estes veículos costumam usar a berma para circular, pelo que deves deixá-la desimpedida. Utiliza a berma apenas se também estiveres numa emergência ou em caso de avaria do automóvel.

Ambulâncias - AWAY
Ambulâncias (foto: AnadoluAgency/ Getty Images)

Se a estrada em questão não tiver berma, move o veículo em segurança por forma a que se crie um corredor de emergência. Depois do veículo passar, permanece onde estás, já que é provável que outros veículos venham a passar.

Em estradas com sinalização de corte de via

Caso circules numa estrada que tenha sinais luminosos de corte de via, normalmente indicados por um X vermelho no pórtico que vai de um lado ao outro da estrada, deixa a via cortada desimpedida, pois assim poderá ser usada pela ambulância ou camião dos bombeiros. Se nenhuma faixa parecer estar fechada, prepara-te para ajudares a criar o corredor de emergência.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal