Mobilidade

Cansaço ao volante: 6 dicas para combateres a fadiga e evitares acidentes

Adormecer ao volante ou conduzir demasiado cansado pode revelar-se fatal. Por isso não facilites e aproveita as nossas dicas
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O cansaço e o consequente estado de sonolência podem ser um dos maiores inimigos dos condutores, muitas vezes resultando em acidentes graves. Para os evitares a todo o custo, elaborámos para ti uma série de dicas, como descansar antes de uma viagem (especialmente se for longa).

O relatório de sinistralidade recentemente publicado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, referente ao período janeiro a setembro de 2022, atesta que os despistes representaram 34,8% do total de acidentes, correspondendo à principal natureza de acidente na origem de vítimas mortais.

sono ao volante - AWAY
Sono ao volante (Foto: Kate Sumbler/ Flickr)

Considerando que esta tipologia de acidente não envolve outros veículos para além do sinistrado, podemos concluir que a falta de atenção face ao meio envolvente é uma das principais causas que os provocam. Em muitos casos, a fadiga explica essa mesma falta de atenção e a incapacidade de reação a qualquer imprevisto.

É por isso fundamental que o condutor esteja bem descansado antes de se sentar ao volante, já que não é apenas o facto de adormecer que pode causar um acidente grave, mas sim um estado de fadiga geral. Eis então as nossas dicas para evitar acidentes relacionados com a fadiga.

acidente por despiste - AWAY
Acidente por despiste (Harrison Haines/ Pexels)

Tem uma boa noite de sono antes de fazeres uma viagem longa

Aproveita para dormir bem, confortável, e idealmente nunca menos de sete horas. Após uma boa noite de sono irás acordar revigorado e com mais energia, para além que os teus sentidos estarão mais apurados, o que se irá traduzir numa condução mais atenta e segura.

Evita conduzir em alturas em que normalmente estarias a dormir

Se vais a conduzir há algumas horas, não estiques pela noite dentro, quando nessa altura normalmente estarias já a dormir. Prepara e planeia a tua viagem por forma a que a condução ocorra nos períodos em que é habitual estares acordado, já que a tua mente está “programada” para estar mais atenta nessa altura.

Evita refeições pesadas em viagens, especialmente ao almoço

Refeições pesadas podem traduzir-se em maior sonolência, por isso deve evitá-las antes de te sentares ao volante. Opta por algo mais ligeiro sempre que possível.

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Cansaço ao volante (Gabe Pierce/ Unsplash)

Faz intervalos em viagens longas

A cada duas horas ou 150 km de viagem, faz um intervalo de pelo menos 15 minutos. Aproveita para sair do carro, esticar o corpo, fazer algum exercício, ou caminhar. Se necessário, toma uma ou duas bebidas com cafeína para aumentar o teu estado de alerta.

Põe a música mais alto e/ ou abre os vidros do carro

Viajar com o som do sistema áudio mais alto ou com as janelas ligeiramente abertas pode ajudar a manteres-te alerta por mais tempo. Se viajares acompanhado podes sempre conversar, o que vai ajudar a manter teu cérebro mais ativo.

Não esperes que a situação se torne incontrolável

Se começares a sentir-te cansado, não esperes que a situação se torne incontrolável. A fadiga ao volante não surge de repente. Pelo contrário. O teu corpo vai começar a dar-te sinais caso estejas demasiado cansado, por isso resiste ao impulso de continuar a conduzir e faz uma pausa.

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