Mobilidade

Semáforos inteligentes podem ajudar veículos de emergência no trânsito

Tecnologia conectada da Ford permite que semáforos mudem para verde quando detetam a aproximação de um veículo de emergência
Texto
Tecnologia conectada para semáforos
Tecnologia conectada para semáforos

Com o objetivo de facilitar as deslocações de veículos de emergência, a Ford está a testar uma tecnologia conectada para semáforos. Com este sistema, os semáforos passam automaticamente a verde, de forma a garantir rotas mais diretas e a diminuir a necessidade de abrandar para ambulâncias e viaturas policiais e de bombeiros.

Com esta tecnologia, a Ford acredita que possa também contribuir para diminuir o risco de acidentes provocados por socorristas que atravessem semáforos vermelhos quando estão em marcha de emergência.

Os testes foram realizados em Aachen e arredores, na Alemanha, numa estrada com oito semáforos consecutivos e em dois troços com três semáforos consecutivos. Foi usado um Ford Kuga Plug-in Hybrid que atuava como se fosse uma ambulância ou um veículo de passageiros conforme a necessidade.

Quando mascarado de veículo de emergência, o Ford Kuga enviava um sinal para os semáforos para que estes passassem a verde. Depois de transposto o cruzamento, é retomado o funcionamento normal do semáforo.

A comunicação entre o veículo e o sinal luminoso acontece graças à tecnologia C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything) que conecta veículos a infraestruturas de estrada e a outros veículos e utilizadores.

Este teste-piloto faz parte do projeto “Corridor for New Mobility Aachen- Düsseldorf” que está a analisar e a testar a possível conexão entre veículos automatizados e infraestruturas como autoestradas, zonas urbanas e rurais.

Para as deslocações do quotidiano, o objetivo é adaptar a velocidade dos veículos aos timings dos semáforos de forma a garantir uma melhoria no trânsito. Na prática, quando o veículo se aproxima, é enviado um sinal que permite ao carro abrandar sozinho, de forma a evitar travagens bruscas, diminuir o tempo de imobilização ou até, em alguns casos, a poder passar no verde sem ter de parar.

(Fotos: divulgação e J. Hill/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias