Mobilidade

Serviço de urgências em Oxford conta agora com veículos elétricos

Dois veículos elétricos Kia e-Niro completamente equipados passam a fazer parte da equipa de urgências do SCAS para demonstrar a utilidade
Texto

O serviço britânico de emergência médica SCAS (South Central Ambulance Service NHS Foundation Trust), sedeado em Oxford, no Reino Unido, estreou dois veículos elétricos Kia e-Niro para juntar à sua frota de cerca de 1300 veículos de assistência.

O projeto piloto visa confirmar os benefícios ambientais dos veículos elétricos, em termos de desempenho e de custos esperados no cumprimento das funções de assistência médica, estando os Kia e-Niro preparados para resposta rápida a emergências com equipamento de suporte de vida, medicamentos e equipamento de primeiros socorros.

Com uma autonomia na ordem dos 450 km, o e-Niro consegue com apenas um carregamento de bateria responder aos estimados 150-160 km que um veículo de emergência cobre num turno operacional de 10 horas.

O SCAS estima que, pelo facto de os veículos serem totalmente elétricos e de emissões zero, exista uma redução de 25 % nos custos gerais de manutenção comparando com um veículo de motor a combustão.

 

A introdução dos Kia e-Niro na frota é a resposta do SCAS à estratégia «Road to Zero» do governo do Reino Unido para que até 2040 todos os automóveis novos sejam de zero emissões.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente