Mobilidade

Com este carro elétrico voador nunca mais vais ficar parado no trânsito

Alef Model A é um automóvel elétrico com descolagem e aterragem na vertical graças a propulsores que ficam escondidos
Texto
Carro voador Alef Model A
Carro voador Alef Model A

Quem conduz com frequência sabe o quão desesperante é ficar preso no trânsito. Nestes momentos, um dos pensamentos é: “como a vida seria mais fácil se houvesse carros voadores”. Ao longo dos anos têm-se tentado criar esta solução. A Alef Aeronautics parece estar quase a consegui-lo.

Desde 2015 que a empresa da Califórnia tem procurado criar um automóvel elétrico que possa ser usado nas estradas de hoje, mas que também possa voar quando necessário.

O objetivo era criar uma solução que pudesse ser usada em cidades em que o trânsito é um verdadeiro problema. Em dias em que a fila de veículos era demasiado grande, uma descolagem na vertical permitia usar o céu como estrada.

Carro voador que pode andar em estrada - AWAY
Carro voador que pode andar em estrada da Alef

O primeiro protótipo em tamanho real nasceu em 2019 e desde então que tem sido testado, ora em terra, ora no ar.

Chama-se Alef Model A e é apresentado como o único carro voador elétrico com descolagem e aterragem na vertical (eVTOL) que pode ser usado nas infraestruturas atuais.

À primeira vista, o Model A parece um carro como outro qualquer. Isto porque os propulsores ficam escondidos, garantindo maior segurança e menos barulho. Para se manter no ar, todo o veículo funciona como uma asa, refere a Reuters.

interiores Alef Model A - AWAY
Interiores Alef Model A - AWAY

O carro voador tem lugar para duas pessoas e, apesar de ainda não ter sido divulgada a potência do motor ou a capacidade da bateria, a Alef salienta que terá autonomia para 322 km na condução em estrada e para 177 km quando está a voar.

A tecnologia dá um grande apoio no desenvolvimento do veículo e, por isso, o Model A vem equipado com um sistema que faz diagnósticos para garantir a segurança antes de começar a voar, deteção de obstáculos e um paraquedas para todo o carro.

Carro voador Alef - AWAY
Carro voador Alef Model A

O Alef Model A tem um preço de pré-venda de 300 mil euros. Quem quiser fazer a pré-encomenda terá de pagar 150 euros para ficar na lista normal ou então 1500 euros para entrar na fila prioritária.

A produção deverá arrancar no último trimestre de 2025.

A empresa californiana já anunciou que está a trabalhar no Model Z, um carro voador de quatro lugares, com autonomia para voar 322 quilómetros ou andar em estrada por 644 quilómetros. Este modelo deverá chegar em 2035 e custará cerca de 35 mil euros.

Carro voador chama a atenção de grandes investidores

Na mesma altura em que a marca anunciou a abertura da pré-venda do seu carro voador, soube-se que um dos primeiros investidores da Tesla, Tim Draper estava a apoiar a Alef através do seu fundo Draper Associates Fund V.

De acordo com a Reuters, o fundo cedeu três milhões de euros para ajudar a empresa da Califórnia arrancar. Recentemente, Tim Draper terá investido novamente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos