Mobilidade

Novo SUV elétrico da Toyota até tem bancos com materiais à base de plantas

Novo bZ Compact SUV Concept integra materiais sustentáveis e levanta o véu sobre os futuros 100 por cento elétricos da Toyota
Texto

A Toyota acaba de dar a conhecer um concept car da sua sub-marca de veículos 100 por cento elétricos bZ, sigla para Beyond Zero (Para além do Zero). O bZ Compact SUV Concept, como o próprio nome indica, é um modelo compacto de estilo SUV que se distingue pelo seu design “clean” e por integrar materiais sustentáveis.

Ou seja, ainda não está disponível no mercado, mas se este fosse um modelo de produção ficaria posicionado abaixo do já conhecido bZ4X, o primeiro automóvel totalmente elétrico da Toyota, também ele um SUV.

Toyota bZ Compact SUV Concept - AWAY
Toyota bZ Compact SUV Concept - exterior

A verdade é que este Toyota bZ Compact SUV Concept não passa, para já, de um protótipo, ainda que a marca japonesa vá adiantando que deixa antever como serão as linhas dos futuros modelos bZ.

Com uma estética minimalista tanto no exterior como no interior, este novo concept elétrico é, ao mesmo tempo, marcadamente futurista. Algo que é mais evidente na secção traseira e em toda a superfície do tablier. Visto de fora, sobressaem os ângulos retos bem vincados e as rodas colocadas bem no extremo da carroçaria.

Toyota bZ Compact SUV Concept - AWAY
Toyota bZ Compact SUV Concept - habitáculo

O habitáculo é assumidamente tecnológico, com uma combinação de ecrãs digitais e um volante tipo manche de avião. O assistente pessoal digital estabelece a ligação entre os ocupantes e o veículo, respondendo a pedidos ou comandos dos passageiros da frente e de trás, através do sistema de áudio e de sinalização luminosa que se movimenta pela cabina.

Também a destacar no Toyota bZ Compact SUV Concept o facto de integrar materiais ecológicos e/ ou reciclados, tais como os bancos feitos de materiais à base de plantas. A marca japonesa procura, desta forma, acelerar o processo de se tornar neutra em carbono, objetivo que estabeleceu para até 2050.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal