Mobilidade

Toyota revela SUV elétrico bZ4X para 2022 e submarca beyond Zero

O primeiro modelo da nova submarca beyond Zero é um SUV do segmento médio, que anuncia uma autonomia até 500 km na versão de tração dianteira
PUB

A Toyota está a desenvolver uma linha completa de veículos eletrificados, entre híbridos, híbridos plug-in, elétricos e fuel cell, tendo-se comprometido com o lançamento de sete modelos da sua submarca beyond Zero (bZ), focada unicamente em veículos 100% elétricos, até 2025.

O vídeo de revelação abaixo:

PUB

A estreia da bZ será com o modelo bZ4X, com lançamento previsto para meados do próximo ano e sobre o qual o construtor japonês acabou de divulgar vários detalhes. O SUV que irá competir no segmento médio, será o estreante da nova plataforma para veículos elétricos da Toyota, desenvolvida em conjunto com a Subaru com o objetivo de garantir um elevado desempenho dinâmico, através de um baixo centro de gravidade e maior rigidez.

PUB

O bZ4X será disponibilizado em duas versões: tração dianteira, com motor de 150 kW e cerca de 500 km de autonomia; tração integral, com dois motores, cada um com 80 kW, e cerca de 460 km de autonomia. Ambos integram um conjunto de baterias (colocadas sob o piso) de 71,4 kWh, cujo sistema de carregamento é compatível com carregadores de alta potência - corrente contínua de 150 kW, capaz de atingir 80% de carga em 30 minutos.

PUB

Ao nível do conforto, o primeiro modelo da nova marca bZ integra algumas soluções a pensar nos climas mais frios, tais como aquecedores de bancos e volante e aquecimento radiante para os pés nos bancos da frente. Os vidros de alta insonorização garantem uma diminuição do ruído a bordo, por forma a garantir viagens mais tranquilas e melhor comunicação entre os ocupantes.

A garantia de uma boa visibilidade para o condutor foi tida em conta na colocação do painel de instrumentos, situado acima do volante. Numa fase posterior ao lançamento do modelo, a Toyota irá também disponibilizar a direção com sistema steer-by-wire e um volante “tipo avião”, com um diâmetro de viragem de apenas 150 graus.

No que concerne ao sistema de infoentretenimento, o bZ4X adota a navegação em nuvem, a qual utiliza informações cartográficas na nuvem para obter informações de tráfego e disponibilidade de lugares de estacionamento. Estão ainda disponíveis serviços relacionados com a propulsão elétrica, tais como visualização das estações de carregamento e visualização da autonomia.

PUB

Sistema de reconhecimento por voz, atualizações de software à distância, chave digital através do smartphone (opcional) e o pacote de segurança e assistência à condução “Toyota Safety Sense”, completam a oferta de equipamento do novo bZ4X.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados