Mobilidade

SUV elétrico Polestar 3 já foi apresentado. Chega no final de 2023

Pimeiro SUV do construtor sueco de automóveis elétricos terá sistema Google integrado e dois motores. A autonomia é de até 610 km
Texto

Como não poderia deixar de ser, também o construtor de automóveis elétricos Polestar vai ter o seu modelo SUV. O novo Polestar 3 vai ao encontro da atual preferência da maioria dos consumidores europeus, no que a estilos de carroçaria diz respeito.

Com o modelo 3, a Polestar estreia-se nos SUV e na produção fora da China, já que o modelo será também fabricado nos Estados Unidos. Com uma postura musculada, como é característica dos modelos daquele estilo, e um design minimalista, como é próprio dos escandinavos, o 3 vem complementar a gama do construtor sueco em Portugal, até aqui constituída por apenas um modelo – Polestar 2.

Novo Polestar 3 - AWAY
Novo Polestar 3

Ao nível do interior, a equipa responsável pela conceção do Polestar não deixou a sustentabilidade de lado, já que o modelo integra materiais biológicos, couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

As soluções de conetividade são amplas, desde logo o sistema Google integrado ¬ Android Automotive OS – que ganha vida no ecrã central com 14,5 polegadas. Todo o software do novo modelo sueco poderá vir a ser evoluído no futuro, uma vez que pode receber atualizações OTA (over the air).

Um dos pontos que mereceu especial atenção por parte dos engenheiros que criaram o Polestar 3 foram os sistemas de ajuda à condução. E neste capítulo pode dizer-se que não facilitaram. O SUV inclui de série cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas caraterísticas de segurança avançada.

Relativamente ao sistema de propulsão, o Polestar 3 apresenta-se numa configuração de motor duplo e potência adicional no eixo traseiro. A versão standard oferece 360 kW (483 cv) de potência, que pode subir aos 380 kW (510 cv) com a adoção do Pack Performance (opcional).

Novo Polestar 3 - AWAY
Novo Polestar 3

O novo modelo tem a particularidade de contar com uma função de desativação do motor elétrico traseiro, o que lhe permite funcionar apenas com o motor dianteiro e, assim, economizar energia sempre que necessário. O pack de baterias de 111 kWh fornece uma autonomia, ainda a aguardar certificação oficial, de até 610 km.

O modelo 3 da Polestar começará a ser produzido na China a partir do segundo semestre de 2023, estando as entregas das primeiras unidades agendadas para o quarto trimestre do mesmo ano. A versão Long range Dual motor (360 kW) estará disponível a partir de 94.900 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos