A Jaguar Land Rover passou a ter o seu próprio centro de testes eletromagnéticos, com a abertura de novas instalações na região de Gaydon, Reino Unido, seguindo assim uma prática que começa a ser mais comum na indústria automóvel.
A quantidade de sistemas eletrónicos – de conectividade e de monitorização – que equipam um automóvel dos dias de hoje é incomparavelmente superior ao que acontecia há apenas dez anos.
Esta nova realidade, associada à crescente oferta de versões com motores elétricos, tem levado os construtores a preocuparem-se mais com possíveis interferências que podem originar o mau funcionamento dos sistemas. Nesse sentido, também o grupo Jaguar Land Rover resolveu apostar na criação do seu laboratório de compatibilidade eletromagnética.
É no novo complexo constituído por duas câmaras anecoicas que os modelos de ambas as marcas do grupo britânico vão ser testados por forma a garantir que cumprem a legislação atual e futura, assim como os índices de qualidade relativamente à conectividade e à eletrónica.
Lançado há apenas três meses, o novo Range Rover Sport foi o primeiro veículo a ser submetido a um programa de testes nas novas instalações. Tal como acontecerá com os novos modelos de agora em diante, o SUV foi avaliado quanto à compatibilidade eletromagnética, ou seja, a capacidade de sistemas e equipamentos funcionarem corretamente no seu ambiente eletromagnético.
No fundo, o objetivo dos engenheiros é limitar a geração, propagação e receção não intencional de energia eletromagnética para reduzir o risco de efeitos indesejados, tais como interferências que podem causar avarias ou até colocar o veículo e ocupantes em risco.
Nas câmaras anecoicas do novo laboratório da Jaguar Land Rover, roldanas em rotação sob as rodas permitem testar os veículos em movimento, bem como o equipamento que avalia o desempenho de componentes individuais, tais como baterias ou motores elétricos.
Nestas câmaras forradas com elementos cónicos que removem energia de radiofrequência, é avaliado um enorme conjunto de sistemas e funções, tais como conetividade Bluetooth, GPS, wi-fi, 4G e 5G, a par do carregamento sem fios e abertura de portas por aproximação.
Os sistemas de assistência à condução (ADAS), como cruise control adaptativo e monitorização do ângulo morto, são também exemplos de equipamentos presentes nos veículos, cuja compatibilidade eletromagnética a Jaguar Land Rover passa agora a estar melhor apetrechada para testar.