Mobilidade

O automóvel do futuro terá um interior tecnológico, conectado e sustentável

Chrysler Synthesis dá o pontapé de saída para os futuros modelos da marca que irá ser totalmente elétrica a partir de 2028
Texto

A histórica marca de automóveis Chrysler marcou presença na feira de tecnologia CES 2023, que teve lugar em Las Vegas, para apresentar o Chrysler Synthesis. Não se trata de um novo carro, mas antes um habitáculo que integra tecnologia avançada e design de interior contemporâneo e sustentável.

Integrada no grupo Stellantis, a Chrysler é uma marca que está a passar por um processo de revitalização e transformação no sentido de se tornar 100% elétrica a partir de 2028. Dentro de aproximadamente dois anos, ou seja, em 2025, irá apresentar o seu primeiro modelo exclusivamente a baterias.

Chrysler Synthesis - AWAY
Chrysler Synthesis

Com o cockpit de dois lugares Synthesis a marca pretende exibir as últimas inovações da Stellantis em matéria de tecnologia ao serviço do condutor e restantes ocupantes, já que será a primeira marca do grupo a integrá-las no mercado americano.

E afinal, o que traz este Synthesis de novo? O objetivo da Chrysler é criar uma experiência de mobilidade mais fácil de utilizar, mais conectada e mais eficiente, apoiada em três plataformas tecnológicas – o STLA Smart Cockpit, o STLA Brain e o STLA AutoDrive.

Chrysler Synthesis

Em termos práticos, o habitáculo integra um ecrã de infoentretenimento com 37,2 polegadas que faz uso da inteligência artificial para adaptar e melhorar a interface do utilizador ao longo do tempo, com a capacidade de ‘aprender’ as preferências do proprietário.

Um assistente pessoal virtual (cujo funcionamento podes ver em detalhe no vídeo de abertura) faz a gestão de todos os aspetos da vida digital do cliente, incluindo casa, trabalho e dispositivos pessoais.

Chrysler Synthesis

Este assistente pode sincronizar calendários para planeamento de horários e rotas, recomendar opções de estacionamento e carregamento e até permitir a realização de outras tarefas enquanto conduz autonomamente.

Quanto ao design sustentável, o habitáculo Chrysler Synthesis integra materiais totalmente isentos de crómio. Conta com bancos curtidos a vegetal, painel de instrumentos construído a partir de plástico 100% reciclado de origem industrial e dos oceanos e o piso em tecido com nogueira de origem responsável.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal