Mobilidade

Sony Honda Mobility revela em Las Vegas elétrico com 45 câmaras e sensores

Concept da nova marca Afeela servirá de base ao modelo de produção em série, no mercado na primavera de 2026
Texto

De uma assentada, a joint venture que une o gigante da tecnologia Sony ao fabricante automóvel Honda apresentou a sua marca própria e o primeiro protótipo, um veículo que se presta a estabelecer um novo paradigma na mobilidade elétrica.

Afeela é o nome da nova marca automóvel lançada pela empresa Sony Honda Mobility (SHM), que resulta da união entre duas companhias japonesas sobejamente conhecidas. Uma dá cartas na eletrónica de consumo há mais de seis décadas e a outra produz automóveis para todo o mundo há quase 75 anos.

Daí que não é de estranhar a forma como a SHM pretende ser reconhecida – “uma empresa tecnológica da área da mobilidade, que procurará a inovação, combinando tecnologia de ponta e paixão” e que tem como missão “mover pessoas, através da busca pela inovação com diversas inspirações”.

Quanto ao protótipo da Afeela, é um verdadeiro concentrado de tecnologia. Está equipado com 45 câmaras e sensores para que a condução seja mais relaxante e segura e incorpora centenas de circuitos integrados com chips da Qualcomm, responsáveis pelo funcionamento dos sistemas de ajuda à condução e de condução autónoma e das funcionalidades de infoentretenimento.

O entretenimento e os serviços a bordo, aliás, assumem neste veículo um papel predominante, o que explica a associação entre a SHM e a Epic Games, empresa americana de software.

Uma série de conteúdos e jogos, que combinam o real como o virtual, estão disponíveis no enorme ecrã digital que compõe a zona do tablier, num interior minimalista desenhado para envolver os ocupantes numa espécie de casulo.

Afeela - AWAY
Protótipo Afeela (Foto: John Locher/ AP)

Sobre o design exterior, expressa o modernismo e a componente tecnológica pensados para todo o veículo, em especial na inovadora barra luminosa frontal, que pode assumir diferentes cores e grafismos.

Yasuhide Mizuno, presidente executivo da SHM, confirmou que este protótipo é a base do primeiro automóvel a ser produzido em série pela Afeela, o qual poderá ser encomendo a partir do primeiro semestre de 2025. As primeiras entregas acontecem no mercado americano, a partir da primavera de 2026.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos