Mobilidade

Condução mais autónoma poderá aumentar a segurança e diminuir o stress

Bosch e Cariad uniram-se em projeto para desenvolver soluções de condução autónoma e querem implementar soluções a partir de 2023
Texto
Bosch e Cariad juntas em projeto de condução autónoma
Bosch e Cariad juntas em projeto de condução autónoma

As empresas Bosch e Cariad, subsidiária do Grupo Volkswagen, estabeleceram uma parceria com o objetivo de contribuir para aumentar a segurança e reduzir os níveis de stress associados à condução, através da implementação mais rápida de funções de condução autónoma em todas as categorias de veículos. O acordo visa tornar a condução automatizada adequada à produção em volume, para que fique disponível para a grande maioria dos consumidores.

Em específico para modelos das marcas do Grupo Volkswagen, a aliança visa disponibilizar funções que vão permitir que os condutores tirem, temporariamente, as mãos do volante, sejam as consideradas de nível 2 – para condução dentro e fora das cidades e em autoestrada – ou as de nível 3 – sistema que assume todas as funções de condução em auto estrada. A primeira dessas funções deve ser instalada em 2023.

O processo de desenvolvimento das funcionalidades de condução autónoma irá passar pela criação de uma plataforma de software padronizada e de última geração, para ser usada em todos os veículos ligeiros das marcas do Grupo Volkswagen, mas também possível de ser integrada em veículos e ecossistemas de outros fabricantes.

O foco das equipas envolvidas será o desenvolvimento de software orientado a dados, com base em informações de sensores de 360 graus e inteligência artificial e o correspondente registo, avaliação e processamento.

Em comunicado, Bosch e Cariad confirmaram que irão também analisar a possibilidade de estabelecer metas e cronogramas de desenvolvimento conjunto no caminho para a condução totalmente autónoma (de nível 4).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal