Mobilidade

Honda começa testes para serviço de mobilidade de veículos autónomos

O novo serviço, em testes no Japão, está a ser desenvolvido em parceria com a Cruise e com a General Motors.
Texto
Honda em testes para mobilidade autónoma
Honda em testes para mobilidade autónoma

A Honda anunciou que vai começar o programa de testes para lançar o serviço de mobilidade de veículos autónomos, no Japão, a que denominou de MaaS (do inglês Mobility as a service - Mobilidade como um serviço). Este novo negócio conta com a colaboração da Cruise e da General Motors.

O programa de testes começou no último trimestre do ano passado na província japonesa de Tochigi. Numa primeira fase, um veículo especializado em cartografia percorrerá as ruas das cidades para poder criar um mapa de alta-definição da área.

Quando este estiver concluído, o veículo autónomo Cruise AV, enviado dos EUA para o Japão em meados do ano passado, irá circular em estrada pública. A ideia é perceber como é que o automóvel se adapta ao trânsito urbano, leis e regulações no Japão.

Veículo especializado em mapeamento e cartografia digital

A operadora do negócio será a Honda Mobility Solutions, uma subsidiária da Honda para o MaaS. O veículo utilizado no serviço será o Cruise Origin, desenvolvido pela empresa japonesa em parceria com a Cruise e com a General Motors, tendo já em vista o negócio de serviço de mobilidade de veículos autónomos.

Apesar do programa de testes ter começado no ano passado, os testes em estrada pública só deverão começar no verão de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente