Mobilidade

Condução autónoma ainda gera muita desconfiança no Reino Unido

Inquérito indica que pessoas não sentem confiança ao circular em automóveis sem condutor nem os consideram mais seguros face a tradicionais
Texto
Pessoas no Reino Unido não confiam em veículos autónomos
Pessoas no Reino Unido não confiam em veículos autónomos

Um inquérito sobre condução autónoma realizado no Reino Unido mostrou que mais de metade dos inquiridos apresenta alguma desconfiança face a esta nova forma de mobilidade. Entre os participantes, 55% revelaram que não se sentiriam confortáveis em utilizar um automóvel sem condutor se lhes fosse dada essa oportunidade.

A investigação levada a cabo pela DG Cities, empresa especializada na integração de tecnologias smart city, que contou com 2500 participantes, revelou que apenas 30% dos inquiridos acredita que os veículos de condução autónoma são mais seguros do que os veículos tradicionais e 26% por cento estão indecisos quanto ao tema.

A iniciativa insere-se no “Project Endeavour”, um projeto de mobilidade concebido para acelerar e escalar a adoção de serviços de veículos autónomos em todo o Reino Unido, e maximizar o potencial desta tecnologia.

No ano passado, o projeto levou a cabo o primeiro teste em estrada com veículos de condução autónoma a abranger várias cidades de Inglaterra. Os ensaios com modelos equipados pela Oxbotica, empresa que desenvolve software para veículos autónomos, realizaram-se em Londres, Oxford e Birmingham.

Na capital inglesa, no curso de duas semanas, 70 participantes foram convidados a circular num percurso de 8 quilómetros que expunha os veículos a diferentes condições de tráfego e meteorológicas.

Para a DG Cities, os testes em estrada demonstraram a importância dos ensaios públicos na criação de confiança para com a tecnologia de condução autónoma, já que antes destes se iniciarem 68,3% dos participantes concordavam que os veículos sem condutor seriam mais seguros do que os veículos movidos por humanos, e no final, essa percentagem aumentou para 83,6%.

(Fotos: Unsplash e montagem)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias