Mobilidade

Volkswagen desenvolve futura geração de chassis já focada na condução autónoma

O chassis do futuro está já a ser desenvolvido pela Volkswagen, com uma enorme prioridade aos sistemas de condução autónoma.
PUB

Tendo como base a estratégia Accelerate do Grupo Volkswagen, os avanços tecnológicos a que estamos a assistir atualmente estão a caminhar para que a marca também se torne num dos principais fornecedores de mobilidade orientada por software. Nos dias que correm, tudo é gerido através de software, sendo fundamental desde o início do processo de desenvolvimento de cada modelo ou mesmo de cada componente.

É o caso do novo chassis que a Volkswagen se encontra a desenvolver para os seus futuros modelos, bem como um novo sistema de direção, sendo que ambos estes projetos estão já muito focados num futuro em que a condução autónoma estará muito mais presente.

PUB

Nas palavras de Karsten Schebsdat, Head of Vehicle Dynamics and Chassis Control System na Volkswagen, “Os movimentos da carroçaria são significativamente minimizados e a dinâmica de condução otimizada, uma vez que o carro vai reagir mais rapidamente às mudanças na direção e passa a ser muito mais preciso. E este desenvolvimento é de extrema importância quando falamos de uma condução altamente automatizada, uma vez que é assim que garantimos que os passageiros se sintam o mais confortáveis possível em todas as situações”.

PUB
PUB

Num futuro que está cada vez mais próximo, o software vai desempenhar um papel ainda maior no que diz respeito à dinâmica de cada modelo, estando mais interligado com sistemas como a direção, por exemplo.

"O software será também mais importante para a direção no futuro", tal como nos diz Karsten Schebsdat, “dá-nos mais possibilidades de interagir com as características da direção, que podem ser implementadas mais tarde em todas as plataformas, mas com definições especificas para cada modelo”.

Além de tudo isto, uma vez que a direção é um componente base e essencial para a condução, há diversos outros sistemas que também poderão ser melhorados em termos de eficiência, tais como o sistema de alerta de saída de faixa Lane Assist ou o Travel Assist, que combina o cruise-control adaptativo com a assistência automática da direção, que mantém o carro na faixa de rodagem.

Continuar a ler
Home
LG cria conceito futurístico de veículo-casa autónomo e elétrico
Gasolina e gasóleo vão subir a partir de segunda-feira
Localização dos radares da PSP até dia 31 de janeiro