Fantástico

Volkswagen em busca de soluções para o “Futuro da Mobilidade”

O Volkswagen Group of America associou-se à Academy of Art University na realização do projeto de estudantes “Future of Mobility”
Projeto de arquitetura do grupo Urban Cowboy
Projeto de arquitetura do grupo Urban Cowboy
PUB

Num projeto conjunto do Volkswagen Group of America e da Academy of Art University, na Califórnia, foi lançado um desafio a diversos alunos com o objetivo de os colocar a pensar numa visão de futuro para o mundo dos transportes e da mobilidade, ainda que focado em dois temas: o da “mobilidade de longas distâncias”, a pensar nos futuros viajantes, e o dos “espaços para viver” que se foca mais numa habitação totalmente sustentável e amiga do ambiente em muitos mais parâmetros do que os energéticos.

Proposta de veículo do grupo Urban Cowboy
PUB

Depois de escolhidos os temas, foram então selecionados 30 alunos da universidade, das diversas áreas que ali são lecionadas, e foram posteriormente divididos em cinco equipas, cada uma responsável por um projeto único que envolvesse estes dois temas. Este projeto teve de obedecer a diversas regras relacionadas com a luz e com materiais, utilização de água e outros recursos, sendo que os resultados são simplesmente incríveis e oferecem abordagens diferentes de muitas das coisas que já vimos ou conhecemos.

PUB
PUB

A primeira equipa “Kinship” é a mais global e recebeu a tarefa de criar o site deste projeto, e também a sua imagem corporativa e até o layout gráfico de todos os projetos. As restantes quatro (Orbis, Outreach, Urban Cowboy e X Hubs) criaram quatro visões únicas sobre o futuro da mobilidade com os dois temas “mobilidade de longa distância” e “espaços para viver” em cima da mesa.

Proposta de veículo e casa do grupo Outreach

Nas palavras de Alexander Ksoll, designer sénior da equipa do Grupo Volkswagen da América, “temos a sorte de poder trabalhar com a Academia da Universidade de Arte e os seus talentosos estudantes provenientes de todo o mundo. A mobilidade é multifacetada e requer uma abordagem mais dimensional do seu design. Este projeto deu-nos perspetivas excitantes e mostrou-nos projetos excecionais num ambiente de sala de aula totalmente virtual."

Para os responsáveis do Innovation and Engineering Center California (IECC), um dos principais centros de investigação do Volkswagen Group nas áreas da inteligência artificial e da condução autónoma, esta colaboração com a Academy of Art University trouxe uma abordagem diferente e novas ideias que poderão vir a ser desenvolvidas num futuro de mobilidade que está cada vez mais próximo.

PUB
Proposta de veículo do grupo X Hubs

Todos os projetos podem (e devem) ser descobertos no site, uma vez que são inúmeros os detalhes e as soluções criadas por estes 30 alunos da universidade. Os melhores de cada uma das equipas foram premiados com uma bolsa de estudo, oferta do Volkswagen Group of America.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2