Mobilidade

Já há mais táxis elétricos em Londres do que a gasóleo

Circulam na capital inglesa mais de 6000 unidades do modelo TX, o táxi 100% elétrico da LEVC
Texto

Entre os míticos táxis negros que circulam nas ruas de Londres, uma das imagens de marca da capital de Inglaterra, os equipados com motor elétrico já superam os que montam motor a gasóleo, o que representa um ponto de viragem na mobilidade com zero emissões na cidade.

O modelo elétrico TX da empresa London Electric Vehicle Company (LEVC) representa mais de 40% dos táxis pretos oficiais, com mais de 6000 veículos a operar diariamente na cidade de Londres, destronando assim o modelo TX4 com motor de combustão Diesel.

LEVC TX - AWAY
LEVC TX - táxi elétrico (foto: divulgação)

Desde 2013 totalmente detida pela Geely – grupo automóvel chinês também proprietário das marcas Volvo, Polestar, Zeekr, Lotus e smart – a LEVC é a empresa que ao longo da história tem sido responsável pela produção dos famosos táxis londrinos e que em 2017 se reinventou como fabricante de modelos 100% elétricos, o que levou à adoção do atual nome.

Inteiramente desenhado e produzido em Inglaterra, o táxi elétrico TX é, desde 2018, a grande aposta da LEVC enquanto veículo de transporte individual de passageiros sem emissão de CO2.

LEVC TX - AWAY
LEVC TX - táxi elétrico (foto: divulgação)

Segundo a marca, o modelo já percorreu quase 860 milhões de quilómetros a nível mundial (também é exportado) e evitou a emissão de 162 mil toneladas de CO2 para a atmosfera, desde a sua introdução.

O TX tem capacidade para transportar até seis passageiros e tem integrada uma rampa para cadeiras de rodas, a qual pode ser colocada no interior da cabine virada para a frente. A LEVC assegura que é o único táxi do mundo com esta característica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal