Há um projeto de mobilidade para zonas rurais da Alemanha que pretende dar uma nova vida às linhas férreas inutilizadas. Chama-se Monocab e tem a particularidade de utilizar a cortiça da Corticeira Amorim.
No Monocab, que é um veículo que se movimenta utilizando apenas um rail, a cortiça portuguesa foi usada com o objetivo de garantir conforto e isolamento térmico, acústico e antivibrático, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a pegada ambiental do veículo.
A matéria-prima foi fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade especializada em produtos, soluções e aplicações para a indústria aeroespacial, automóvel, construção, entre outros.
Monocab, o veículo autónomo que vai chegar às zonas rurais
O Monocab é um veículo ferroviário compacto e autónomo que tem a particularidade de se deslocar apenas num rail do carril. É também estreito o suficiente para permitir que circulem dois destes veículos em simultâneo, ocupando assim apenas uma linha ferroviária.
O projeto foi concebido pela pela Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences and Arts, pela Bielefeld University of Applied Sciences, pela Fraunhofer IOSB-INA e pela Landeseisenbahn Lippe com o objetivo de aumentar a mobilidade para o campo, reduzindo assim assimetrias, e de dar uma segunda vida a linhas ferroviárias já não utilizadas. Espera-se também que haja desenvolvimento regional.
O primeiro protótipo foi apresentado em outubro de 2022 e nesta primeira criação que inclui a cortiça portuguesa, a cabine destaca-se pelo design sustentável.
De acordo com o site do projeto, o Monocab poderá começar a ser testado regularmente em 2027.