Mobilidade

Comboio de alta velocidade a hidrogénio já está em testes em Espanha

Talgo Vital One assim se designa aquele que poderá ser o primeiro comboio a hidrogénio a circular na Península Ibérica
Texto
Talgo Vital-One comboio de alta velocidade a hidrogénio (Imagem: Talgo)
Talgo Vital-One comboio de alta velocidade a hidrogénio (Imagem: Talgo)

O fabricante espanhol Talgo já arrancou com os testes do comboio de alta velocidade a hidrogénio Vittal One na zona de Las Matas junto a Madrid em Espanha.

Os testes irão permitir à Talgo fornecer provavelmente já em 2023 à Renfe, a operadora de alta velocidade em Espanha, modelos para operar primeiro na zona de Madrid e depois na província de Extremadura.

O modelo de testes está preparado para circular com energia elétrica ou com pilha de combustível a hidrogénio e tem um vagão específico que funciona como laboratório para recolha e processamento de dados.

O Talgo Vittal One, será destinado a curtos trajetos e tem incorporadas todas as tecnologias de recuperação de energia e baterias de acumulação de energia.

O construtor anuncia uma autonomia em modo 100% livre de emissões de 800 quilómetros, com um consumo de apenas 0,25 kg H2/km (250 gramas de hidrogénio por quilómetro).

A Repsol está a atuar em parceria com a empresa especialista em material ferroviário para providenciar o abastecimento do comboio tendo desenvolvido uma unidade de produção de hidrogénio verde renovável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos