As dez maiores cidades de Portugal poderão vir a ser servidas por linhas de alta velocidade, de acordo com o previsto no Plano Ferroviário Nacional (PFN). Desta forma, o comboio poderia competir com o avião e com o automóvel no que diz respeito a deslocações mais rápidas dentro do país.
Este plano, que está agora em discussão pública, prevê uma nova linha a ligar Évora a Elvas que já está em curso e que ajudará a criar condição para a ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid.
O PFN contempla também a hipótese de serem criadas linhas de alta velocidade entre Porto e Lisboa, Porto e Vigo e uma nova linha de Aveiro a Vilar Formoso, a passar em Viseu e Guarda. Está a ser estudada a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Algarve.
Estão ainda propostas linhas que liguem Espanha a vários pontos do território português.
O transporte ferroviário de mercadorias é também mencionado, sendo que estão previstos novos corredores internacionais pelo Algarve e por Trás-os-Montes, assim como um corredor-piloto entre Sines e a fronteira para comboios com 1500 metros.
A proposta de PFN, que inclui uma terceira travessia entre Lisboa e a Margem Sul, estará em discussão pública para depois voltar ao Conselho de Ministros e só depois partir para discussão e aprovação na Assembleia da República.