Mobilidade

Mobilidade verde: IPSS já se podem candidatar a viaturas elétricas

IPSS e equiparadas podem realizar a candidatura para aceder a apoios à compra de veículos elétricos
Texto
Veículos de apoio para IPSS (foto: Pablo Quadra/GettyImages)
Veículos de apoio para IPSS (foto: Pablo Quadra/GettyImages)

Já está disponível o programa de mobilidade verde para o Serviço de Apoio Domiciliário que irá permitir às IPSS e equiparadas candidatar-se a apoios para a aquisição de veículos elétricos.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas, que detêm acordos de cooperação celebrados com o Instituto da Segurança Social, I.P. para o desenvolvimento da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), podem agora, ao abrigo de um programa inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) candidatar-se a novos apoios para a mobilidade verde.

De acordo com a nota informativa, a Mobilidade Verde Social, tem como objetivo promover a aquisição de viaturas elétricas que possam responder ao desejado incremento das respostas sociais de proximidade, em concreto o Serviço de Apoio Domiciliário e que promovam o máximo de autonomia das pessoas, para que possam aceder aos serviços promotores dessa autonomia.

As candidaturas (ver aqui pormenores) à medida C03-i01-m04 – Mobilidade Verde SAD - Aquisição de Viaturas elétricas são objeto de aviso de abertura de concurso, após aprovação pelo Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, I.P.

eletrico - away
Exemplo de furgões elétrico de passageiros que, após conversão, pode entrar nos apoios (foto: Toyota)

No aviso de abertura de concurso são definidas as condições de acesso e de elegibilidade dos beneficiários finais (instituições), área geográfica e âmbito setorial, bem como as tipologias de viaturas elegíveis para financiamento, valores máximos de financiamento e demais condições especificas de acesso ao concurso.

Em consulta às regras para acesso aos apoios, destaca-se o facto de ser possível apenas uma única candidatura, para financiamento de viatura tipologia 1 ou 2, exceto se a resposta da SAD tiver mais de 70 utentes (ver no site esclarecimentos adicionais).

As viaturas tipo 1 são veículos elétricos ligeiros de mercadorias com transformação e a Tipo 2 para passageiros, igualmente com transformação (ver site com requisitos específicos).

Para mais informações os interessados devem contactar o email: ISS.mobverdesocial@seg-social.pt

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio