Sustentabilidade

Samsung e Electrão recolhem equipamentos elétricos e doam €27 mil a IPSS

Iniciativa conjunta teve início em 2019 e vai continuar a apoiar instituições de norte a sul do país
Texto
Electrão e Samsung juntas para reciclar resíduos elétricos
Electrão e Samsung juntas para reciclar resíduos elétricos

Mais de 27 mil euros é o valor total entregue ao longo dos últimos três anos a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), distribuídas de norte a sul do país, no âmbito da campanha de reciclagem de equipamentos elétricos usados, dinamizada pela Samsung em colaboração com o Electrão.

As pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos em fim de vida, recolhidos nos centros de assistência técnica autorizados e parceiros da Samsung aderentes à campanha, e posteriormente aproveitados pelo Electrão, foram proporcionalmente convertidos em apoio financeiro para diferentes causas sociais.

Por cada tonelada recolhida foi realizado um donativo no valor de 100 euros.

Na primeira edição, em 2019, a participação de 21 centros aderentes resultou na recolha de quase 107 toneladas de equipamentos, convertidos em 10.668 euros entregues a 22 instituições portuguesas. Quanto às edições de 2020 e 2021, contabilizadas em conjunto devido à interrupção na iniciativa causada pela pandemia, as quantidades recolhidas com a colaboração de 19 centros técnicos ascenderam a quase 169 toneladas, o que se traduziu no valor de 16.890 euros atribuído a várias instituições.

Em comunicado, o Electrão salienta que “o resultado crescente, registado ao longo dos anos, demostra um empenho cada vez maior dos centros técnicos e das comunidades que se unem em prol de causas sociais, mas também ambientais”.

Ao longo das três edições já foram apoiadas instituições como a ATR – Associação Tira-me da Rua, a Escola de Cães Guia de Mortágua, a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph, a AFID Diferença, a Casa Mão Amiga, o Lugar dos Pequeninos, a União Zoófila de Lisboa, entre outras.

O Electrão e a Samsung já anunciaram que voltam a dar continuidade a esta campanha em 2022, com o objetivo de “apoiar o trabalho de quem combate as desigualdades económicas e sociais no terreno”.

(Fotos: Unsplash e Electrão)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Marisco impresso em 3D: será esta a alimentação do futuro?
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas