Mobilidade

Prepara joelhos e dentes: este skate elétrico alcança 60 km/h de velocidade

Trotinetes elétricas são o sonho das deslocações urbanas, mas skates da Onsra podem ser alternativa para amantes de adrenalina
Texto

Para quem vive em grandes cidades, muitas vezes os automóveis não são a melhor opção. Nestes casos, a micromobilidade ganha terreno e surgem nas ruas mais e mais bicicletas e trotinetes elétricas. Para quem gosta de alternativas mais radicas (e não tem medo de esfolar os joelhos de vez em quando), há também os e-skates.

A Onsra é uma marca de skateboards com motor. Se os skates tradicionais fazem as delícias dos mais jovens que gostam de fazer ollies e boardslides, os e-skates (ou esk8) da Onsra são uma opção de mobilidade para mais crescidos e substituem a trotinete mais tradicional.

A Onsra surgiu a Suíça e é responsável pela engenharia de todos os skateboards elétricos que criou até agora. Todos os produtos que lança são desenhados e testados no país.

Skateboard elétrico Onsra - AWAY
Skateboard elétrico Onsra

Neste momento, a marca tem dois produtos, o Black Carve 2 e o Challenger. Mas é o esk8 que vai chegar em novembro que mais chama a atenção, o novo Black Carve 3.

Para garantir maior segurança e estabilidade, o novo e-skate da Onsra tem uma tábua mais larga do que as anteriores e tem uma estrutura em fibra de carbono.

Surge em três versões que além de serem pensadas para diferentes tipos de estrada, também garantem autonomias e acelerações diferentes, apesar de terem a mesma motorização de 2x2000W e a mesma bateria da Samsung com 648 Wh.

O Black Carve 3 Direct Drive chega a atingir 57 km/h e pode percorrer até 60 km com um carregamento. O Belt Drive Street, com rodas para estrada, tem a mesma autonomia, mas a velocidade pode ir até aos 65 km/h. A versão todo o terreno – o Belt Drive All Terrain – tem a menor autonomia, com 46 km, mas a velocidade pode ir até aos 57km/h.

Todas as versões vêm com um extra que pode facilitar muito a vida aos riders do Onsra: o controlo remoto Onsra NX.

Com um design pensado para caber facilmente na mão e não atrapalhar as deslocações, o comando tem um pequeno ecrã e uma roda que permite personalizar modos de deslocação, acelerações e travagens.

Além disso, disponibiliza também as estatísticas das viagens como informação sobre velocidade média, distância da viagem, temperatura do motor e velocidade média. Esta nova versão diz também qual é o consumo médio de cada viagem.

e-skate Onsra - AWAY
Passeio de esk8

O e-skate Black Carve 3 já está disponível para pré-encomenda e irá custar 1860 euros, independentemente da versão escolhida.

A má notícia para quem mora em Portugal é que trotinetes elétricas e outros tipos de dispositivos de circulação com motor elétrico não podem ter um motor com mais de 250 W, nem atingir uma velocidade superior a 25km/h.

Por isso, apesar de os esk8 da Onsra serem o sonho dos amantes de adrenalina, não podem ser usados no espaço público em Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal