Fantástico

Unicórnio robot doméstico chega em 2024

XPeng Robotics irá apostar na investigação e desenvolvimento e pretende lançar um robot doméstico em dois anos
Texto

Com a tecnologia a avançar, há cada vez mais empresas e marcas a apresentar robots como sendo parte do futuro. A Tesla já deu a conhecer um robot humanoide, e a Hyundai adquiriu a empresa de robótica Boston Dynamics para começar a apostar neste segmento. Agora, a XPeng, construtor chinês de veículos elétricos, conseguiu um investimento na XPeng Robotics para desenvolver robots inteligente para ajudar no dia a dia das pessoas.

Um consórcio de investidores deu cerca de 100 mil euros à empresa de robótica chinesa, valor que, de acordo com a XPeng Robotics, será utilizado para fortalecer a investigação e desenvolvimento de software e hardware, contratar mais profissionais e acelerar o desenvolvimento de produtos.

A empresa, que foi criada em 2016, espera também lançar o primeiro robot inteligente nos próximos dois anos e a verdade é que já se tem uma ideia de qual será o primeiro produto: um unicórnio robot.

O unicórnio da XPeng foi apresentado em outubro do ano passado no 1024 Tech Day da marca. De acordo com a empresa conhecida pelos seus veículos elétricos, este robot quadrupede que lembra o apresentado pela Kawasaki – tem controlo de movimentos, navegação inteligente, controlo de voz e até é capaz de ter interações emocionais, com expressões faciais, linguagem corporal e sensações táteis. de fazer expressões faciais.

No vídeo de apresentação que pode ser visto em cima (em inglês), a empresa explica que o unicórnio robot foi desenvolvido a pensar nas famílias e até nos mais novos. Por isso, não é de estranhar que tenha sido pensado um acessório extra que permite às crianças cavalgar neste robot.

Com esta proposta – que ainda está a ser desenvolvida – e com o investimento de 100 mil euros, a XPeng Robotics espera conquistar o mercado em desenvolvimento de robots domésticos que, acredita, tem grande potencial.

(Fotos e vídeo: XPeng)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Barco à vela produzido com algas e plástico reciclado inspira o futuro
Comer carne ou ser vegan? Qual a dieta com menos emissões de carbono?
Há um novo microcarro elétrico para a cidade que estica e encolhe