Mobilidade

Bicicleta com assistência elétrica dá música e ainda lê poluição no ar

Noordung é uma e-bike com uma Boombox que dá música e energia e faz uma análise dos níveis de partículas poluentes no ar
Texto

O design chama a atenção e o facto de ter assistência elétrica torna-a uma excelente opção para a mobilidade urbana. Mas aquilo que realmente distingue a Noordung de outras e-bikes é o facto de medir a poluição do ar ao mesmo tempo que se pedala.

A capacidade de analisar as partículas poluentes encontra-se naquilo a que vamos chamar o coração da bicicleta elétrica e que será o que, provavelmente, mais chama a atenção: a espécie de caixa que pousa no topo do quadro. É a Boombox.

Com um design semelhante ao do depósito de uma moto vintage, o Boombox guarda em si a bateria, altifalantes para se ouvir música e o sensor que mede as partículas poluentes PM2,5 e PM10 que têm um impacto negativo na saúde.

Enquanto se pedala, a tecnologia de partículas vai fazendo um registo da poluição à volta, tratando a informação e disponibilizando-a na aplicação da Noordung (disponível para iOS e Android). Desta forma, é possível escolher percursos em que o ar é mais limpo.

A Boombox dá também casa a quatro colunas que, de acordo com a marca, produzem som de alta qualidade. Estão viradas na direção de quem pedala e, conectando-as ao telemóvel, é possível passear com música de fundo.

Por último, a bateria. Também instalada na Boombox, tem 300 Wh, o que permite dar assistência por até 60 km e energia à luz LED instalado na frente da bicicleta. A sua utilidade não fica por aqui. Numa altura em que os telemóveis são quase uma extensão das pessoas, porque não permitir que esta bateria seja uma power bank? Foi isso mesmo que os construtores fizeram. Basta ligar o smartphone e deixar que carregue.

A Boombox da Noordung conecta ao telefone e à aplicação da Noordung, disponível para iOS e Android. Pode ser retirada da bicicleta, funcionando como um equipamento em separado.

Em relação à bicicleta em si, é produzida em fibra de carbono, o que a torna resistente e leve. Por isso, mesmo que fique sem bateria e deixe de haver assistência enquanto se pedala, a marca promete que fazer a e-bike andar não será nenhum trabalho hercúleo.

Até agora, ainda não foi divulgado que valor terá a e-bike Noordung nem quando começará a ser vendida. Para quem está interessado, é possível fazer a inscrição na lista para se ter acesso às primeiras unidades. Depois é aguardar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente