Mobilidade

Nova ponte sobre o Douro com dois tabuleiros? Autarquias decidem até 2023

Futuras ligações entre Porto e Gaia de automóvel e comboio podem vir a fazer-se através de duas pontes ou apenas numa de utilização dupla
Texto
Nova ponte sobre o Douro (Foto: S. Dapkus/ Unsplash)
Nova ponte sobre o Douro (Foto: S. Dapkus/ Unsplash)

Desde 2018 que está decida a construção da sétima ponte sobre o rio Douro, mas ainda não há consenso quanto ao número de tabuleiros e à sua localização. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, haverá uma decisão até ao final deste ano.

Uma das dúvidas em cima da mesa é se a nova ponte deverá ter um ou dois tabuleiros. A maior parte das entidades envolvidas defende a segunda solução, onde a via mais baixa serviria para a circulação rodoviária e a via mais alta seria destinada à circulação de comboios.

Para Eduardo Vítor Rodrigues não fazia sentido tomar uma decisão sem que fosse apresentado o Plano Ferroviário Nacional, o que aconteceu recentemente. O autarca de Vila Nova de Gaia considera ser agora a altura certa para se encontrar “uma decisão de equilíbrio”, referiu, citado pela Lusa.

Alta velocidade - AWAY
Comboio de alta velocidade (Foto: E. Westendarp/ Pixabay)

Outro fator em causa é se a ponte a construir para o projeto de alta velocidade, apresentado pelo Governo a 28 de setembro, vai ocupar o local idealizado pelas câmaras municipais do Porto e de Gaia, ou se será necessária a construção de uma oitava ponte, noutro local.

A Infraestruturas de Portugal assegura que a construção de uma única ponte é totalmente viável do ponto de vista técnico e sublinha que é uma solução mais barata. No entanto, remete a decisão para as autarquias do Porto e de Gaia, bem como para o Ministério das Infraestruturas liderado por Pedro Nuno Santos.

Recentemente, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, também se manifestou a favor de uma única ponte com dupla utilização, por considerar que faz “mais sentido para o interesse público”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal