Energia

Gaia recorre a painéis solares para poupar energia nas iluminações de Natal

Para enfrentar crise energética, município de Gaia vai utilizar painéis solares para iluminações natalícias
Texto
Gaia aposta em painéis solares para iluminações de Natal (Foto: L. Soares/Unsplash)
Gaia aposta em painéis solares para iluminações de Natal (Foto: L. Soares/Unsplash)

Há mais uma Câmara portuguesa a tomar medidas para poupar na fatura da eletricidade. Este Natal, Gaia vai baixar o seu consumo energético graças à instalação de painéis solares para alimentar as luzes decorativas na cidade. Desta forma, consegue manter as decorações no mesmo número de ruas de 2021.

Duas zonas do município, o Centro Cívico e a Avenida da República, a principal da cidade, vão ser iluminadas com recurso a painéis solares.

Painéis solares em Gaia - AWAY
Gaia aposta em painéis solares este Natal (Foto: J. Van/Unsplash)

Esta aposta pode ser bastante benéfica para a autarquia, pois em dias de sol o gasto de eletricidade da rede pode ser nulo, referiu o Presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, que também é presidente da Área Metropolitana do Porto, citado pela Lusa.

Os painéis solares serão instalados pela empresa de iluminações festivas Castros e não terão qualquer custo para o município.

Esta não será a única medida para a época festiva. Gaia irá também reduzir os horários das iluminações de Natal. Durante a semana, vão estar ligadas entre as 18h e as 24h, enquanto aos fins de semana e feriados prolongam-se até à 01h

Gaia - AWAY
Gaia (Foto: C. Rodrigues/Unsplash)

À semelhança de anos anteriores, Gaia vai ter lâmpadas LED, pois estas permitem economizar custos.

No Centro Cívico vai estar instalada a Praça de Natal com uma pista de gelo, este ano mais ecológica. A pista não consome água, nem energia e não emite dióxido de carbono.

No plano de poupança energética do município de Gaia há outras medidas que se estendem à restante iluminação, assim como aos equipamentos e edifícios municipais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 coisas que Lisboa quer fazer para se tornar mais sustentável
Produção de hidrogénio verde em Marrocos poderá ter preço imbatível
Halfbike, o triciclo que torna a mobilidade mais divertida