Há mais uma Câmara portuguesa a tomar medidas para poupar na fatura da eletricidade. Este Natal, Gaia vai baixar o seu consumo energético graças à instalação de painéis solares para alimentar as luzes decorativas na cidade. Desta forma, consegue manter as decorações no mesmo número de ruas de 2021.
Duas zonas do município, o Centro Cívico e a Avenida da República, a principal da cidade, vão ser iluminadas com recurso a painéis solares.
Esta aposta pode ser bastante benéfica para a autarquia, pois em dias de sol o gasto de eletricidade da rede pode ser nulo, referiu o Presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, que também é presidente da Área Metropolitana do Porto, citado pela Lusa.
Os painéis solares serão instalados pela empresa de iluminações festivas Castros e não terão qualquer custo para o município.
Esta não será a única medida para a época festiva. Gaia irá também reduzir os horários das iluminações de Natal. Durante a semana, vão estar ligadas entre as 18h e as 24h, enquanto aos fins de semana e feriados prolongam-se até à 01h
À semelhança de anos anteriores, Gaia vai ter lâmpadas LED, pois estas permitem economizar custos.
No Centro Cívico vai estar instalada a Praça de Natal com uma pista de gelo, este ano mais ecológica. A pista não consome água, nem energia e não emite dióxido de carbono.
No plano de poupança energética do município de Gaia há outras medidas que se estendem à restante iluminação, assim como aos equipamentos e edifícios municipais.