Mobilidade

Descontos de 50% nas antigas SCUT vão manter-se em 2022

Desconto mantém-se mesmo sem aprovação do Orçamento do Estado para 2022 e independentemente de aumentos por parte das concessionárias
Texto
Desconto nas antigas SCUT mantém-se em 2022
Desconto nas antigas SCUT mantém-se em 2022

Os descontos de 50 por cento no valor da taxa de portagem das autoestradas ex-SCUT (vias Sem Custos para o Utilizador) vão manter-se no próximo ano mesmo sem a aprovação do Orçamento do Estado para 2022.

Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu que “temos condições de continuar a aplicar” os descontos que foram aprovados no Orçamento de Estado para 2021.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2022, que foi chumbado na Assembleia da República, estimava-se que o impacto da medida seria de 80 a 90 milhões de euros para o erário público.

Questionada sobre se haverá aumentos por parte das concessionárias, a ministra informou que tal pode acontecer em janeiro e que o Governo não interfere na questão.

O regime de descontos está em vigor desde 1 de julho de 2019 e é aplicado às taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços na A22 – Algarve (Via do Infante), A23 – IP, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta, A28 – Norte Litoral e nas Concessões do Grande Porto e da Costa da Prata.

(Foto: Markus Spiske/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal