Num estudo revelado no final do verão pela empresa We Predict foi demonstrado que os custos de manutenção de um automóvel elétrico são mais elevados do que um modelo equivalente equipado com um motor de combustão interna, sendo que, para este estudo, foram avaliados os dados de cerca de 19 milhões de automóveis produzidos nos últimos cinco anos.
Os custos de manutenção de um automóvel elétrico ainda se mantêm num patamar 2,3 vezes mais elevado após três meses da sua aquisição, sendo que esta margem tende a diminuir com o passar do tempo e, após um ano, já pode estar num custo que é “apenas” 1,6 vezes mais elevado - alega a empresa no estudo.
A principal razão, segundo Renee Stephens, vice-presidente da We Predict, tem a ver com o facto de esta ainda ser uma tecnologia recente e que todos os problemas que tendem a surgir, ainda demoram bastante mais tempo a serem diagnosticados do que seria desejado, cerca de 1,5 vezes mais. Isto em relação aos problemas mais comuns que ocorrem nos modelos com motores de combustão interna que já não têm tantos segredos por desvendar.
Tudo isto faz com que os tempos de assistência também fiquem com um valor mais elevado, cerca 1,3 vezes acima do valor registado para os automóveis a gasolina, por exemplo. “É uma indústria que ainda está em lançamento”, referiu Renne Stephens.
Além dos problemas registados com cablagens ou relacionados com as baterias ou o seu carregamento, que ainda são pouco familiares para muitos técnicos, ainda há a registar um desgaste mais elevado nos elementos de rolamento, devido principalmente ao peso mais elevado deste tipo de modelos e dos seus sistemas de baterias.
Entre os modelos mais recentes, o que teve o melhor desempenho foi o Mustang Mach-E, com um custo médio de 93 dólares por veículo, seguido do Audi E-tron, com 366 dólares, do Porsche Taycan, com 667 dólares e do Jaguar I-Pace, com um valor médio de 834 dólares referente à sua manutenção, depois de um período de propriedade em torno dos três meses.
A We Predict tem planeado um novo estudo para final do ano, semelhante a este, mas que analisa os custos de manutenção de um automóvel elétrico, após três anos de utilização.