Mobilidade

Startup americana Canoo revela três veículos elétricos futuristas

A Canoo desenvolveu três modelos a partir da mesma base, de forma a diminuir os custos de produção. Os primeiros veículos vão ser lançados entre 2022 e 2023
Texto

Construir um veículo elétrico (VE) é caro. Quem o diz é a Canoo, uma startup americana criada em 2017, que desde sempre se focou em criar VE desde a sua base e que apresentou uma plataforma universal e modular que pode ser usada com qualquer carroçaria, diminuindo o custo de produção.

Em 2019, a Canoo apresentou o seu primeiro protótipo, o homónimo Canoo, um minivan totalmente elétrico que chamou logo a atenção pelo seu design futurístico. Logo a seguir, apresentou outros dois veículos, um veículo ligeiro de mercadorias e uma pick-up. E, apesar de a cada novo lançamento, as pessoas ficarem mais e mais curiosas, um dos elementos mais revolucionários da marca é a plataforma universal que serve de base para os três modelos.

Esta plataforma é totalmente funcional, podendo até ser conduzida sem uma carroçaria. É modular e é facilmente adaptada a várias modelos de veículo, sendo possível instalar diferentes baterias e motores.

Interior do minivan

Todos os componentes de um veículo elétrico são instalados na plataforma universal, como a bateria e sistemas de gestão térmica da bateria, controlos do veículo ou o sistema de suspensão. Para além disso, é nesta base que ficam as estruturas de absorção de impacto, não sendo necessário repetir a grande maioria dos testes de acidentes sempre que a marca lança um novo modelo.

Em 2022 começam a chegar ao mercado. Primeiro o minivan, depois a pick-up e por fim o veículo ligeiro de mercadorias. São todos diferentes, mas todos partilham o mesmo conceito de design. São quadrados, não havendo uma distinção clara entre a zona do motor, de passageiros e de carga. Desta forma, a marca evita perdas de espaço útil.

Minivan

O Canoo minivan é um veículo pensado para lifestyle que estará disponível em quatro opções diferentes: delivery, com apenas dois lugares, base, com cinco lugares, premium, com sete lugares e teto panorâmico e, por fim, adventure pensada para todos os que gostam de sair fora da estrada. Independentemente da opção escolhida, todas têm 400 km de autonomia e uma bateria de 80 kWH.

Veículos ligeiros de mercadorias

O Canoo vocacionado para entregas tem um design semelhante ao modelo minivan e foi desenhada para ter o máximo de produtividade e volume, garantindo que se consegue transportar grandes cargas de uma vez só. Surge em dois tamanhos, um com 61 m2 de capacidade de carga e até 370 quilómetros de autonomia e outro com 137 m2 de capacidade de carga e até 305 km de autonomia.

Pick-up

A pick-up com mais de 320 km de autonomia é dos veículos da Canoo que tem gerado mais buzz por ser escalável e adaptar-se às necessidades do dia a dia de cada um. Tem uma plataforma de carga, que pode ser dividida com o sistema da marca, com 1,82 m de comprimento que pode aumentar até 2,44 m, graças ao extensor.

Ao longo do veículo, existem várias zonas que servem para transportar os mais diversos objetos. É também possível colocar uma capa na plataforma de carga para a tapar e até um suporte no tejadilho que pode ser usado para transportar carga extra ou então de base para uma tenda de campismo.

Pick-up com caixa de bagageira, cobertura e tenda

Quem estiver interessado nos novos veículos, terá de aguardar até final de 2022 para começar a vê-los na estrada. O minivan será o primeira a chegar e o valor de base é pouco acima de 30 mil euros. O modelo pick-up vai começar a ser entregue em 2023, no entanto a marca ainda não disponibilizou o preço da mesma. Por fim, o veículo de mercadorias ainda não tem data de venda, mas, de acordo com a Canoo, o preço de base deverá começar em 29 mil euros.

A pré-reserva dos três veículos já está disponível para o mercado norte-americano mediante o pagamento de um depósito de 88 euros reembolsável. Não há informação ainda sobre quando é que poderemos ver os VE da Canoo na Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal