Construir um veículo elétrico (VE) é caro. Quem o diz é a Canoo, uma startup americana criada em 2017, que desde sempre se focou em criar VE desde a sua base e que apresentou uma plataforma universal e modular que pode ser usada com qualquer carroçaria, diminuindo o custo de produção.
Em 2019, a Canoo apresentou o seu primeiro protótipo, o homónimo Canoo, um minivan totalmente elétrico que chamou logo a atenção pelo seu design futurístico. Logo a seguir, apresentou outros dois veículos, um veículo ligeiro de mercadorias e uma pick-up. E, apesar de a cada novo lançamento, as pessoas ficarem mais e mais curiosas, um dos elementos mais revolucionários da marca é a plataforma universal que serve de base para os três modelos.
Esta plataforma é totalmente funcional, podendo até ser conduzida sem uma carroçaria. É modular e é facilmente adaptada a várias modelos de veículo, sendo possível instalar diferentes baterias e motores.
Todos os componentes de um veículo elétrico são instalados na plataforma universal, como a bateria e sistemas de gestão térmica da bateria, controlos do veículo ou o sistema de suspensão. Para além disso, é nesta base que ficam as estruturas de absorção de impacto, não sendo necessário repetir a grande maioria dos testes de acidentes sempre que a marca lança um novo modelo.
Em 2022 começam a chegar ao mercado. Primeiro o minivan, depois a pick-up e por fim o veículo ligeiro de mercadorias. São todos diferentes, mas todos partilham o mesmo conceito de design. São quadrados, não havendo uma distinção clara entre a zona do motor, de passageiros e de carga. Desta forma, a marca evita perdas de espaço útil.
O Canoo minivan é um veículo pensado para lifestyle que estará disponível em quatro opções diferentes: delivery, com apenas dois lugares, base, com cinco lugares, premium, com sete lugares e teto panorâmico e, por fim, adventure pensada para todos os que gostam de sair fora da estrada. Independentemente da opção escolhida, todas têm 400 km de autonomia e uma bateria de 80 kWH.
O Canoo vocacionado para entregas tem um design semelhante ao modelo minivan e foi desenhada para ter o máximo de produtividade e volume, garantindo que se consegue transportar grandes cargas de uma vez só. Surge em dois tamanhos, um com 61 m2 de capacidade de carga e até 370 quilómetros de autonomia e outro com 137 m2 de capacidade de carga e até 305 km de autonomia.
A pick-up com mais de 320 km de autonomia é dos veículos da Canoo que tem gerado mais buzz por ser escalável e adaptar-se às necessidades do dia a dia de cada um. Tem uma plataforma de carga, que pode ser dividida com o sistema da marca, com 1,82 m de comprimento que pode aumentar até 2,44 m, graças ao extensor.
Ao longo do veículo, existem várias zonas que servem para transportar os mais diversos objetos. É também possível colocar uma capa na plataforma de carga para a tapar e até um suporte no tejadilho que pode ser usado para transportar carga extra ou então de base para uma tenda de campismo.
Quem estiver interessado nos novos veículos, terá de aguardar até final de 2022 para começar a vê-los na estrada. O minivan será o primeira a chegar e o valor de base é pouco acima de 30 mil euros. O modelo pick-up vai começar a ser entregue em 2023, no entanto a marca ainda não disponibilizou o preço da mesma. Por fim, o veículo de mercadorias ainda não tem data de venda, mas, de acordo com a Canoo, o preço de base deverá começar em 29 mil euros.
A pré-reserva dos três veículos já está disponível para o mercado norte-americano mediante o pagamento de um depósito de 88 euros reembolsável. Não há informação ainda sobre quando é que poderemos ver os VE da Canoo na Europa.